Como emitir informe de rendimentos do INSS para usar no Imposto de Renda?

Para efetuar a Declaração de Imposto de Renda, o beneficiário do INSS precisa apresentar um informe de rendimentos. Esse documento pode ser acessado e emitido pelo site oficial da Instituição. Por isso, nesse artigo, vamos mostrar o passo a passo de como fazer isso.

Como emitir informe de rendimentos do INSS para usar no Imposto de Renda?
Como emitir informe de rendimentos do INSS para usar no Imposto de Renda? (Imagem: Carl de Souza/AFP)

Emissão do informe de rendimento pelo INSS

Esse serviço pode ser solicitado pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo telefone 135 ou até mesmo pessoalmente.

Por conta da pandemia, o usuário pode agendar uma ida à Previdência Social para retirar o documento. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas Google Play Store e Apple Store.

Passos para baixar o Informe de Rendimentos:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
  3. Clique em “Baixar PDF”;

Passos para agendamento de retirada presencial do Informe de Rendimentos:

  1. Faça login no Meu INSS;
  2. Clique em: agendamentos/solicitações;
  3. Clique em: Novo Requerimento;
  4. Digite o nome do serviço e siga as orientações.

Passo a passo para se cadastrar no aplicativo Meu INSS

O primeiro passo é acessar o site Meu INSS ou via aplicativo gratuito, Meu INSS (Android e iOS). Para baixar o app, basta acessar a loja digital do seu smartphone e pesquisar pelo nome;

  • Depois de acessar, clique em “Cadastrar senha”;
  • Em seguida, clique em “Crie sua conta gov.br”;
  • Escolha uma das formas de acesso, como CPF, por exemplo;
  • Na etapa seguintes, informe o seu CPF, nome completo, aceite e concorde com os “Termos de uso”;
  • Marque o campo “Não sou um robô”, clique nas as imagens solicitadas, depois em “Pular” e “Avançar”.

Agora será preciso confirmar alguns dados pessoais, como nome da mãe, dia e ano do seu nascimento de nascimento. Isso é importante para que o acesso às informações seja liberado.

O ideal é optar por receber o código de ativação da conta por e-mail ou SMS. Para prosseguir com o cadastro, insira o código e crie uma senha para iniciar. Pronto, agora é possível começar a utilizar os serviços do sistema.

Para outras dúvidas, o usuário pode ligar para o número 135 (Atendimento INSS).

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