Nova fase de pagamentos do IPVA SP 2021 começa nesta terça-feira (9)

A segunda fase de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em São Paulo começa nesta terça-feira (9). Os proprietários de veículos com placa final 1 têm até hoje para pagar o IPVA SP 2021 à vista, sem desconto, ou a segunda parcela, caso tenha optado pelo parcelamento.

Nova fase de pagamentos do IPVA SP 2021 começa nesta terça-feira (9)
Nova fase de pagamentos do IPVA SP 2021 começa nesta terça-feira (9) (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O calendário de pagamento da segunda fase do IPVA seguirá até dia 25 de fevereiro, com os vencimentos de acordo com o número final da placa do veículo.

Os prazos de fevereiro valem para a cota única, mas sem desconto, e a segunda parcela — para os contribuintes que decidiram por esta forma de pagamento.

O valor a ser pago pode ser consultado em toda a rede bancária ou pelo portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Para realizar o pagamento, basta comparecer a uma agência bancária credenciada, por meio dos terminais de autoatendimento ou dos guichês de caixa.

Para isso, o contribuinte deverá ter o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). Também será possível quitar o valor pela internet ou via débito agendado — ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

O imposto ainda poderá ser pago em casas lotéricas e com o cartão de crédito, nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Vale ressaltar que, para que o contribuinte possa antecipar o licenciamento anual, todos os débitos que recaiam sobre o veículo deverão ser quitados.

IPVA 2021: Formas de DESCONTOS, Calendários, DETRANs, pagamentos e consulta

Calendário de vencimento do IPVA SP 2021

Prazos definidos para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

Os caminhões possuem um calendário diferente. A primeira parcela acontece durante o mês de março, com as datas iguais aos demais veículos — com vencimento de acordo com o número final da placa.

A segunda parcela está definida para o dia 15 de junho. A terceira está prevista para 15 de setembro. Nestes casos, a data será unificada para todas as placas de veículos. Caso prefira, o condutor ainda poderá pagar em cota única, sem desconto, até dia 15 de abril.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile