Na última segunda-feira (1), durante a sessão de abertura de trabalhos da Câmara Municipal de Fortaleza, o prefeito, José Sarto (PDT), anunciou a criação do programa “Nossas Guerreiras”. Nele, será oferecido microcrédito com valor de até R$ 3 mil para mulheres de baixa renda, que são chefes de família e desejam empreender.
Segundo o prefeito essa iniciativa é parte de uma plano de retomada econômica da capital e a ideia é que seja feito o financiamento para a compra de equipamentos, materiais e insumos, para estimular o empreendedorismo feminino.
As mulheres que se beneficiarem terão um período de carência de seis meses e podem fazer o pagamento em até 30 meses sem cobrança de juros.
De acordo com Sarto, cerca de R$50 milhões já estão disponíveis para a execução do programa que deve atender cerca de 20 mil mulheres neste primeiro ano.
A intenção é reestruturar a economia da cidade depois dos impactos sofridos por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Além desse programa, o prefeito ainda citou a criação do projeto “Juventude Digital”, que tem a intenção de capacitar jovens em tecnologias digitais para aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho.
E a ampliação do projeto “Meu Bairro Empreendedor”, com o intuito de fortalecer a economia regional que sofreu muito com a pandemia.
Investimentos na educação
O prefeito destacou ainda que o processo para a licitação para que sejam adquiridos tablets e chips para os alunos da rede municipal de ensino está em andamento.
Esses materiais vão reforçar o aprendizado das crianças e adolescentes, que não possuem acesso aos equipamentos de tecnologia no período letivo em que as aulas estão sendo realizadas online.
Territorialização
Uma das medidas que começaram a ser executadas pela gestão é a implementação da nova territorialização de Fortaleza, no qual a cidade é dividida em 12 secretarias executivas regionais e 39 territórios administrativos.
Essa divisão é baseada no Plano Fortaleza 2040, a mudança foi aprovada em 2019 na Câmara Municipal e tem o objetivo de diminuir as diferenças entre as regiões de Fortaleza, garantindo maior autonomia administrativa às Secretarias Regionais.
De acordo com o prefeito,”(A nova territorialização) Será importante para a demanda do dia a dia da população de Fortaleza”, afirmou.