Grande parte da população fica preocupada com o Score de Crédito, pois é algo importante no momento de decidir se os consumidores são ou não bons pagadores. A numeração aponta se as pessoas serão ou não confiáveis para tomar crédito emprestado em qualquer lugar.
A pontuação do score baixo pode limitar os pedidos de crédito e deixar uma imagem ruim para o mercado. O score pode ser consultado pelas instituições financeiras no período de análise de risco em todas as operações de crédito.
Como aumentar o score?
Existem algumas dicas para que assim o consumidor consiga aumentar o seu score.
1 Pague as contas em dia
É necessário que o consumidor fique sempre atento aos vencimentos das suas faturas para poder pagar tudo em dia. O atraso nos pagamentos podem prejudicar o seu score.
2 Pague as contas no seu CPF
O uso do CPF é feito quase sempre no momento do pagamento, pois sem possuir registro de compra o score ficará na mesma, sem que a pontuação evolua. Por conta disso, é bom colocar o máximo de contas em seu nome.
3 Atualize seus dados
É necessário atualizar os seus dados nos órgãos de proteção ao crédito e instituições financeiras se tiverem interesse de conseguir crédito no futuro.
Essas ações fazem com que esteja sempre atualizado e as instituições financeiras que consideram esse fator em consideração.
4 Tenha conta bancária ativa
A realização de movimentação bancária constante beneficia o score, mesmo que sejam realizados pagamentos e transferências.
5 Frequência de solicitação de crédito
Fazer muitos pedidos de empréstimo ou aumento do limite do cartão de crédito faz com que seja ligada uma alerta entre as instituições financeiras e o seu score pode ser prejudicado.
Outras dicas
- Movimente seus negócios usando o seu nome e CPF;
- Investimentos poderão aumentar ainda mais o seu score;
- Nunca se esqueça de manter o pagamento de suas contas em dia;
- Segure sua ansiedade na hora de comprar.
Como são feitas as consultas ao CPF?
Essa consulta fica registrada no seu CPF, o que evidencia que o cliente solicitou o crédito mesmo que seu nome esteja regularizado.
As empresas conseguem saber quantas vezes o seu CPF recebeu consultas e isso pode ser ruim no momento de solicitação de crédito.
Como excluir o histórico do CPF?
Hoje não é mais possível fazer essa exclusão, isso foi retirado para evitar fraudes com o uso do CPF.
Agora, para pedir o histórico do CPF é necessário ir até uma agência da empresa e solicitar pessoalmente.
Caso não possua uma agência, pode ser enviada uma carta registrada para ou Sedex pelos correios.