Participantes do Enem Digital com Covid-19 podem solicitar reaplicação da prova

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) digital que estão com sintomas do novo coronavírus, ou alguma outra doença que seja infectocontagiosa e já possuem o laudo médico, têm até hoje (6) para fazer a solicitação da reaplicação da prova.

Participantes do Enem Digital com Covid-19 podem solicitar reaplicação da prova
Participantes do Enem Digital com Covid-19 podem solicitar reaplicação da prova (Foto:Google)

Os candidatos que compareceram ao primeiro dia de aplicação da prova, que aconteceu no último domingo (31), mas foram infectados, não devem comparecer no segundo dia de aplicação, que vai acontecer no domingo (7). Para que assim não contamine os outros candidatos.

Essa solicitação deve ser realizada por meio da Página do Participante. A reaplicação será feita nos dias 23 e 24 de fevereiro e será  na versão impressa para todos os candidatos, independentemente de terem se inscrito ou não para essa modalidade.

De acordo com os balanços que foram divulgados pelo Inep até 24 de janeiro, cerca de  18.210 candidatos do Enem impresso solicitaram a reaplicação por causa de doenças infectocontagiosas. 

De todos os pedidos, foram aceitos pelo Inep cerca de 13.716. Até o último domingo, 174 participantes do Enem digital pediram para participar da reaplicação, foram aceitas 118 pedidos.  

Quem pode solicitar a reaplicação do Enem digital?

Podem solicitar a reaplicação os candidatos que estejam com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

O Inep informou que para a reaplicação deve ser inserido de forma obrigatória, um documento legível que comprove a doença.

Nesta documentação devem constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).

Além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. 

Esse documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. 

Prazo

Os candidatos que tiverem algum sintoma até a hora da realização da prova não devem ir ao local de aplicação do Exame. 

O sistema para a solicitação da reaplicação vai abrir novamente no dia 8 de fevereiro, para aqueles que tiveram sintomas no segundo dia e para aqueles que comprovem por meio de atestado médico em até 6 dias. O prazo para os pedidos será até 12 de fevereiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.