Nova edição do Pronampe poderá ofertar linha de crédito para bares e restaurantes

Governo deve ofertar linha de crédito para donos de bares e restaurantes. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro informou que deverá liberar uma nova rodada de empréstimos através do Pronampe. O programa funciona como uma espécie de garantia para que as instituições bancárias forneçam tal serviço e deverá contemplar novos grupos.

Nova edição do Pronampe poderá ofertar linha de crédito para bares e restaurantes (Imagem: Google)
Nova edição do Pronampe poderá ofertar linha de crédito para bares e restaurantes (Imagem: Google)

Aprovado pela primeira vez em 2020, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) permite que empresários de pequeno e médio porte tenham acesso a linhas de crédito nas instituições bancárias. Seu desenvolvimento se deu mediante a chegada do novo coronavírus, devendo ser mantido neste ano.

Bares e restaurantes em foco

Com a permanência da doença em todo o território nacional, diversos estados estão controlando o horário de funcionamento de bares e restaurantes, sendo parte deles fechados definitivamente devido a falta de verba para manter a marca e funcionários.

Diante disso, Bolsonaro informou que a renovação do Pronampe, em 2021, deverá ter como foco esse grupo. Segundo o presidente, os proprietários desses estabelecimentos contarão com aportes financeiros de modo que assim reduzam os índices de falência.

Isso significa dizer que, na hora de conceder os empréstimos os bancos deverão priorizar as empresas desse segmento. O valor total do crédito deve variar de acordo com a renda obtida pelo negócio, sendo ainda assegurado pelo governo para reduzir os riscos de inadimplência para as instituições financeiras.

Sebrae defende a proposta

Ao tomar conhecimento sobre o projeto, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou ser uma medida essencial. Ele explicou que com o clima de instabilidade de ‘abre e fecha’ ao longo da pandemia, os estabelecimentos estão perdendo toda a fonte de renda.

Sendo liberado o Pronampe, o grupo poderá ter maior segurança para enfrentar o período de crise da pandemia.

“O Pronampe é a melhor política pública já criada no país para ampliar o acesso dos pequenos negócios ao crédito e foi um apoio fundamental para milhares de empreendedores”, afirmou o presidente do Sebrae.

A previsão é de que o projeto seja analisado e votado ao longo dos próximos 15 dias, ainda de acordo com Bolsonaro, para a partir de março ficar disponível.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.