Nova edição do Pronampe poderá ofertar linha de crédito para bares e restaurantes

Governo deve ofertar linha de crédito para donos de bares e restaurantes. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro informou que deverá liberar uma nova rodada de empréstimos através do Pronampe. O programa funciona como uma espécie de garantia para que as instituições bancárias forneçam tal serviço e deverá contemplar novos grupos.

Nova edição do Pronampe poderá ofertar linha de crédito para bares e restaurantes (Imagem: Google)
Nova edição do Pronampe poderá ofertar linha de crédito para bares e restaurantes (Imagem: Google)

Aprovado pela primeira vez em 2020, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) permite que empresários de pequeno e médio porte tenham acesso a linhas de crédito nas instituições bancárias. Seu desenvolvimento se deu mediante a chegada do novo coronavírus, devendo ser mantido neste ano.

Bares e restaurantes em foco

Com a permanência da doença em todo o território nacional, diversos estados estão controlando o horário de funcionamento de bares e restaurantes, sendo parte deles fechados definitivamente devido a falta de verba para manter a marca e funcionários.

Diante disso, Bolsonaro informou que a renovação do Pronampe, em 2021, deverá ter como foco esse grupo. Segundo o presidente, os proprietários desses estabelecimentos contarão com aportes financeiros de modo que assim reduzam os índices de falência.

Isso significa dizer que, na hora de conceder os empréstimos os bancos deverão priorizar as empresas desse segmento. O valor total do crédito deve variar de acordo com a renda obtida pelo negócio, sendo ainda assegurado pelo governo para reduzir os riscos de inadimplência para as instituições financeiras.

Sebrae defende a proposta

Ao tomar conhecimento sobre o projeto, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirmou ser uma medida essencial. Ele explicou que com o clima de instabilidade de ‘abre e fecha’ ao longo da pandemia, os estabelecimentos estão perdendo toda a fonte de renda.

Sendo liberado o Pronampe, o grupo poderá ter maior segurança para enfrentar o período de crise da pandemia.

“O Pronampe é a melhor política pública já criada no país para ampliar o acesso dos pequenos negócios ao crédito e foi um apoio fundamental para milhares de empreendedores”, afirmou o presidente do Sebrae.

A previsão é de que o projeto seja analisado e votado ao longo dos próximos 15 dias, ainda de acordo com Bolsonaro, para a partir de março ficar disponível.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.