INSS libera solicitação de aposentadoria e pensão com reajuste

Pontos-chave
  • Confira o calendário de pagamentos do INSS;
  • Saiba como fazer a solicitação através do aplicativo Meu INSS;
  • Conheça outros benefícios do governo.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começaram a receber o benefício de 2021 com reajuste. Quem ainda não recebeu o dinheiro pode acessar o site do órgão ou o aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOs, para consultar.

INSS libera solicitação de aposentadoria e pensão com reajuste
INSS libera solicitação de aposentadoria e pensão com reajuste (Imagem: Reprodução / Google)

O primeiro acesso depende de um cadastro onde são solicitados dados pessoais, respostas a questões relacionados ao histórico de trabalho, como em qual ano trabalhou em determinada empresa, quando foi a última vez que contribuiu ao INSS e faixa de salário.

Confira o passo a passo:

  • Ao encontrar o aplicativo Meu INSS na loja do seu celular, baixe-o gratuitamente;
  • Em seguida, clique em “Cadastrar senha” e siga as instruções. Vale lembrar que esta senha não pode, sob hipótese alguma, ser compartilhada com terceiros ou desconhecidos;
  • Informe o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), a senha cadastrada e clique em “Entrar”;
  • Na página inicial serão apresentados diversos serviços. Clique em “Extrato de pagamento”;
  • Nesta opção, a plataforma irá exibir quanto e quando o segurado receberá.

O reajuste do salário mínimo, que tem como base o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 2020, afeta diretamente o reajuste do INSS. No ano passado, o aumento foi de 5,45%. Sendo assim, os segurados que ganham um salário mínimo terão um aumento de 5,26%.

O calendário de pagamentos do INSS tem como base o algarismo final do número do beneficiário, desconsiderando o dígito. As datas são divididas entre quem recebe até um salário mínimo e quem recebe mais. Confira:

Calendário de pagamentos do INSS

Para benefícios que recebem um salário mínimo

FINAL 01/2021
1 25 de janeiro
2 26 de janeiro
3 27 de janeiro
4 28 de janeiro
5 29 de janeiro
6 04 de janeiro
7 05 de janeiro
8 06 de janeiro
9 07 de janeiro
0 08 de janeiro

Para benefícios que recebem acima de um salário mínimo

FINAL 01/2021
1 e 6 01 de fevereiro
2 e 7 05 de fevereiro
3 e 8 06 de fevereiro
4 e 9 07 de fevereiro
5 e 0 08 de fevereiro
INSS libera solicitação de aposentadoria e pensão com reajuste
INSS libera solicitação de aposentadoria e pensão com reajuste (Imagem: Reprodução / Google)

Aplicativo Meu INSS

Além do serviço gratuito mencionado, o aplicativo Meu INSS fornece diversas atividades gratuitas, como agendamentos, solicitações, agendamento de perícia, emissão de guia de pagamento, comunicação de acidente de trabalho, calendário de pagamento.

E ainda, acesso ao mapeamento da agência mais próxima à sua casa, verificação da autenticidade de documentos, entre outros.

13º salário do INSS vai ser antecipado?

Uma das questões sobre o INSS para o ano de 2021 diz respeito a possibilidade de antecipação do 13º salário, como aconteceu em 2020.

Em pronunciamento na quarta-feira (5), o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao lado do novo presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que: “Nós temos o protocolo da crise. Se a pandemia nos atacar, nós sabemos como reagir”.

Sem tratar especificamente do 13º salário, Guedes deu preferência ao combate da pandemia do novo coronavírus no país. “A saúde e a economia andam juntas. Na saúde, a vacinação em massa, a proteção aos mais vulneráveis”, afirmou o ministro.

Vale ressaltar que, além do pedido de antecipação do 13º salário do INSS para o primeiro semestre deste ano, há também a possibilidade de um possível 14º salário para os aposentados e pensionistas.

O projeto é defendido para que este grupo não chegue desassistido no final de ano, uma vez que, o abono natalino seria antecipado para até, no máximo, agosto.

Sem respostas para o 13º, o 14º também não teve seu lugar de pauta. A expectativa da população é que os assuntos sejam tratados ainda nesse mês com a entrada de novos nomes na presidência da Câmara dos Deputados e do Senado.

Até o momento, o presidente da República, Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre o assunto.

E  o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial não chega para os aposentados e pensionistas do INSS. Eles não estão inclusos no grupo que tem acesso ao benefício. Sendo assim, mesmo que houvesse prorrogação para 2021 – o que, até o momento, parece inviável para a equipe bolsonarista -, esta classe não seria atendida.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA