Empréstimo do Caixa TEM será liberado para inscritos no auxílio emergencial?

Segurados do auxílio emergencial podem fazer empréstimos pelo app Caixa Tem. Na última semana, o governo federal encerrou o pagamento do coronavoucher para cerca de 67 milhões de brasileiros. No entanto, têm se cogitado a possibilidade de manutenção do programa tendo em vista a permanência do novo coronavírus.

Empréstimo do Caixa TEM será liberado para inscritos no auxílio emergencial? (Imagem: Reprodução/Google)
Empréstimo do Caixa TEM será liberado para inscritos no auxílio emergencial? (Imagem: Reprodução/Google)

Além de defender a extensão do auxílio emergencial, há parlamentares trabalhando para a criação de uma linha de crédito específica pelo programa. Através do Caixa Tem, o cidadão passaria a ter a possibilidade de sacar até R$ 1 mil. Porém, é preciso que o programa volte a operar.

Extensão do auxílio emergencial

Com a definição do novo presidente da Câmara dos Deputados, o governo e demais representantes voltarão a trabalhar na pauta com a finalidade de definir se o auxílio emergencial será postergado ou não.

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro vem se posicionando contra a proposta, mas pode voltar atrás a depender de seus alinhados políticos. Para poder conceder a linha de crédito pelo projeto, será preciso que o mesmo esteja em atuação neste ano.

Isso ocorre porque a proposta inicial, anunciada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, afirma que a concessão do empréstimo seria destinada para o público do auxílio emergencial, como uma forma de ampliar a fonte de renda desse grupo.

Quando o empréstimo será liberado?

Diante de tal instabilidade sobre a manutenção ou não do auxílio, ainda não há previsão da concessão de empréstimos através do Caixa Tem. O governo pode conceder o serviço especificamente para os segurados do Bolsa Família, que agora estão inclusos na ferramenta.

No entanto, não foram liberados novos informes sobre esse cenário. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a previsão é de que a linha de crédito fique disponível ainda neste semestre.

O gestor afirmou que estão sendo definidas apenas as regras de concessão e detalhamentos do público alvo, para que assim o serviço passe a operar em todo o Brasil.

Há ainda a possibilidade de ter seu valor reajustado, podendo o contrato do empréstimo ser de até R$ 2 mil a depender das definições do banco em parceria com o governo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.