Empréstimo do Caixa TEM será liberado para inscritos no auxílio emergencial?

Segurados do auxílio emergencial podem fazer empréstimos pelo app Caixa Tem. Na última semana, o governo federal encerrou o pagamento do coronavoucher para cerca de 67 milhões de brasileiros. No entanto, têm se cogitado a possibilidade de manutenção do programa tendo em vista a permanência do novo coronavírus.

Empréstimo do Caixa TEM será liberado para inscritos no auxílio emergencial? (Imagem: Reprodução/Google)
Empréstimo do Caixa TEM será liberado para inscritos no auxílio emergencial? (Imagem: Reprodução/Google)

Além de defender a extensão do auxílio emergencial, há parlamentares trabalhando para a criação de uma linha de crédito específica pelo programa. Através do Caixa Tem, o cidadão passaria a ter a possibilidade de sacar até R$ 1 mil. Porém, é preciso que o programa volte a operar.

Extensão do auxílio emergencial

Com a definição do novo presidente da Câmara dos Deputados, o governo e demais representantes voltarão a trabalhar na pauta com a finalidade de definir se o auxílio emergencial será postergado ou não.

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro vem se posicionando contra a proposta, mas pode voltar atrás a depender de seus alinhados políticos. Para poder conceder a linha de crédito pelo projeto, será preciso que o mesmo esteja em atuação neste ano.

Isso ocorre porque a proposta inicial, anunciada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, afirma que a concessão do empréstimo seria destinada para o público do auxílio emergencial, como uma forma de ampliar a fonte de renda desse grupo.

Quando o empréstimo será liberado?

Diante de tal instabilidade sobre a manutenção ou não do auxílio, ainda não há previsão da concessão de empréstimos através do Caixa Tem. O governo pode conceder o serviço especificamente para os segurados do Bolsa Família, que agora estão inclusos na ferramenta.

No entanto, não foram liberados novos informes sobre esse cenário. Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a previsão é de que a linha de crédito fique disponível ainda neste semestre.

O gestor afirmou que estão sendo definidas apenas as regras de concessão e detalhamentos do público alvo, para que assim o serviço passe a operar em todo o Brasil.

Há ainda a possibilidade de ter seu valor reajustado, podendo o contrato do empréstimo ser de até R$ 2 mil a depender das definições do banco em parceria com o governo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA