Como as mudanças no valor do diesel interferem na economia do Brasil?

As últimas semanas vem sendo marcadas por discussões a respeito do preço do diesel no Brasil que passou por um reajuste de 4,4% em janeiro. Este aumento foi responsável pela organização de uma nova greve de caminhoneiros, que reivindicam uma política de reajuste no preço do combustível.

Como as mudanças no valor do diesel interferem na economia do Brasil?
Como as mudanças no valor do diesel interferem na economia do Brasil? (Imagem Google)

O preço do diesel não afeta apenas os usuários diretos do combustível, ele mexe bastante na economia e na rotina das pessoas.

Importância do diesel

O diesel é utilizado como combustível automotivo no Brasil por dois setores: o agrícola e o de transporte rodoviário. Esse último é um dos mais essenciais para a economia do país e o responsável por garantir o abastecimento de diversos bens e produtos.

Atualmente, é estimado que cerca de 60% de toda a carga do país seja transportada pelas rodovias, através de modais como o caminhão, veículo movido pelo óleo diesel. O combustível também é usado na industria para alimentar geradores elétricos, caldeias, entre outras coisas.

Sendo assim, quando o diesel tem aumento no preço, isto é refletido no dia a dia de todos os brasileiros.

Como é calculado o preço do diesel

O diesel é um combustível derivado do petróleo e, por conta disso, seu preço está diretamente ligado às variações de preços do barril de petróleo.

O petróleo é uma commodity (bens, em especial matérias primas, que são negociados no mundo todo e entre países), por isso, seu preço é calculado em dólar (US$). Sendo assim, não só as variações no preço do barril de petróleo mas também a cotação do dólar mexem no preço do diesel.

Além de ser uma commodity negociada no mundo todo, e que sendo assim, seu preço vale para todos os países, o Brasil é um grande produtor e importador de diesel e outros combustíveis. Se o preço do combustível ficar abaixo do mercado internacional, as produtoras nacionais perdem o interesse em importá-lo.

O preço do diesel nas principais refinarias de petróleo do Brasil é definido pela Petrobras. Após isso, o combustível é distribuído e chega ao consumidor final.

Porém o preço final é definido por vários fatores como impostos estaduais e federais, custos adicionais com o biodiesel e margem da distribuição do diesel e dos postos. Por fim ainda se adiciona a inflação, a oferta e demanda e outros movimentos da economia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.