As últimas semanas vem sendo marcadas por discussões a respeito do preço do diesel no Brasil que passou por um reajuste de 4,4% em janeiro. Este aumento foi responsável pela organização de uma nova greve de caminhoneiros, que reivindicam uma política de reajuste no preço do combustível.
O preço do diesel não afeta apenas os usuários diretos do combustível, ele mexe bastante na economia e na rotina das pessoas.
Importância do diesel
O diesel é utilizado como combustível automotivo no Brasil por dois setores: o agrícola e o de transporte rodoviário. Esse último é um dos mais essenciais para a economia do país e o responsável por garantir o abastecimento de diversos bens e produtos.
Atualmente, é estimado que cerca de 60% de toda a carga do país seja transportada pelas rodovias, através de modais como o caminhão, veículo movido pelo óleo diesel. O combustível também é usado na industria para alimentar geradores elétricos, caldeias, entre outras coisas.
Sendo assim, quando o diesel tem aumento no preço, isto é refletido no dia a dia de todos os brasileiros.
Como é calculado o preço do diesel
O diesel é um combustível derivado do petróleo e, por conta disso, seu preço está diretamente ligado às variações de preços do barril de petróleo.
O petróleo é uma commodity (bens, em especial matérias primas, que são negociados no mundo todo e entre países), por isso, seu preço é calculado em dólar (US$). Sendo assim, não só as variações no preço do barril de petróleo mas também a cotação do dólar mexem no preço do diesel.
Além de ser uma commodity negociada no mundo todo, e que sendo assim, seu preço vale para todos os países, o Brasil é um grande produtor e importador de diesel e outros combustíveis. Se o preço do combustível ficar abaixo do mercado internacional, as produtoras nacionais perdem o interesse em importá-lo.
O preço do diesel nas principais refinarias de petróleo do Brasil é definido pela Petrobras. Após isso, o combustível é distribuído e chega ao consumidor final.
Porém o preço final é definido por vários fatores como impostos estaduais e federais, custos adicionais com o biodiesel e margem da distribuição do diesel e dos postos. Por fim ainda se adiciona a inflação, a oferta e demanda e outros movimentos da economia.