Taxa de renovação da CNH pode ser paga no Bradesco, Santander ou BB; veja como

Motoristas devem acompanhar as formas de pagamento para a renovação da CNH. Com a virada do ano, o Detran passou a tornar obrigatório a atualização da Carteira Nacional de Habilitação. A correção do documento estava suspensa em 2020, mediante a pandemia do novo coronavírus, mas agora voltou a ter caráter obrigatório.

Taxa de renovação da CNH pode ser paga no Bradesco, Santander ou BB; veja como (Imagem: Doutor Multas)
Taxa de renovação da CNH pode ser paga no Bradesco, Santander ou BB; veja como (Imagem: Doutor Multas)

Para quem não quiser ir até uma agencia do Detran, a atualização da CNH pode ser feita diretamente em agências bancárias.

Intitulada de renovação simplificada, o serviço está sendo ofertado através de parcerias com instituições financeiras, sendo elas o Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Casas Lotéricas.

Banco do Brasil

Para quem for correntista no BB, o procedimento é simples. Basta ir até um caixa eletrônico e selecionar a opção Consulta Protocolo para Pagamento On-Line, IPVA – Taxas DETRAN.

Na sequência é só clicar em CNH-Cart. Nac. Habilitação e Registro, “Emissão CNH-2a via renov/adicao/re”, com postagem. Com o protocolo impresso, basta pegar uma senha e ir até o caixa fazer o pagamento.

Bradesco

Já no Bradesco o serviço funciona da seguinte forma. Primeiro, no caixa eletrônico, é preciso informar o número do CPF.

Depois, escolha a função “Emissão, renovação e 2ª via CNH via correio” em Serviços inerentes ao processo de Habilitação de Condutores e Emissão da CNH. Gerado o carnê, basta ir no caixa e pagar com um atendente.

Santander

Para os clientes Santander, o pagamento nas agências também deve ser feito nos caixas eletrônicos inicialmente. Primeiro o cidadão informa o número do CPF e depois escolhe a função “Emissão CNH-2ª via renov/adição/reabilit”, com remessa do documento pelo correio. Depois, só imprimir o boleto e também pagar na mesma instituição.

Casas Lotéricas

Por fim, nas Casas Lotéricas é preciso ir até o caixa, informar seu CPF e solicitar o pagamento da “Taxas de CNH (Definitiva, 2ª Via renov/adição/reab, Transferência)”. Com o dinheiro da cobrança em mãos, pode quita-la na mesma hora.

Pagamento virtual da renovação da CNH

É importante ressaltar que as três primeiras instituições bancárias acima fornecem também esse serviço através do internet banking.

Nesse caso, o usuário deve acessar sua conta bancária, selecionar a função de pagamentos e CNH para poder encerrar o débito.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile