2ª via da CNH não chegará no endereço do condutor; veja como emitir

A partir deste ano, condutores de Minas Gerais que foram aprovados no exame para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não receberão o documento em casa, como antigamente. O Departamento de Trânsito do estado (Detran-MG) decidiu que a retirada deve ser presencial.

2ª via da CNH não chegará no endereço do condutor; veja como emitir
2ª via da CNH não chegará no endereço do condutor; veja como emitir (Imagem: Reprodução / Google)

A medida passar a valer para todos os documentos emitidos após o dia 8 de janeiro deste ano, tanto para moradores da capital, Belo Horizonte, quanto do interior.

Quem solicitou a emissão da CNH deve se dirigir presencialmente a uma das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), após fazer agendamento através do site do Detran-MG.

No site, é preciso acessar a aba “atendimento” e, em seguida, “buscar CNH”. No local, deve ser apresentado um documento de identificação original com foto.

Antes de fazer o agendamento, é necessário verificar se o documento já está pronto para ser entregue. O Detran-MG divulga a lista dos nomes já aprovados no próprio portal.

Ainda que o Governo do Estado tenha anunciado que a medida é uma tentativa de redução de custos, a Associação dos Profissionais dos Correios Regional Minas Gerais (ADCAP) emitiu um comunicado lamentando a mudança.

“Se por um lado há a redução de gastos pelo governo, por outro, aumentam os do contribuinte. Queira ou não, cabe agora ao motorista desembolsar o valor necessário para se deslocar até o local de retirada da habilitação, além de ter de reservar um tempo para tanto. Ou seja, o serviço torna-se menos econômico e menos conveniente para o contribuinte”, salientaram.

Vale lembrar que, por causa da pandemia do novo coronavírus, a orientação em serviços de atendimento presenciais é que todos estejam sempre fazendo uso obrigatório de máscaras. Respeitando o distanciamento social de, no mínimo, um metro e meio e com as mãos higienizadas, preferencialmente com álcool em gel 70%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!