Prefeitura de Caruaru troca prazo de pagamento do IPTU 2021 para toda população

A Prefeitura de Caruaru anunciou que prorrogou o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por meio da Secretaria da Fazenda, foi decidido que o contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU 2021 em cota única poderá realizar o pagamento até dia 12 de fevereiro.

Secretaria da Fazenda iniciará a entrega dos carnês do IPTU 2021
Secretaria da Fazenda iniciará a entrega dos carnês do IPTU 2021 (Imagem: Montagem/FDR)

Apesar da mudança no prazo de pagamento do IPTU em cota única, o desconto de 10% sobre o valor total foi mantido. Além da possibilidade de quitar o valor à vista, o contribuinte poderá pagar o imposto em até 10 vezes. A entrega dos carnês do imposto teve início no dia 15 de janeiro.

A população de Caruaru que ainda não recebeu os boletos em casa poderá comparecer ao Centro Administrativo. O local fica presente na Avenida Rio Branco, 315, Centro.

Além dos documentos físicos, o contribuinte poderá ter acesso o boleto do IPTU 2021 pela internet, no Portal do Contribuinte. Ao acessar a plataforma, o documento estará disponível para impressão.

Pelo Portal do Contribuinte o contribuinte que estiver em dia com a Fazenda Municipal poderá ter acesso a diversos serviços. As seções presentes no site são sobre IPTU e taxas, pessoa física ISSQN e taxas, pessoa jurídica ISSQN e taxas, e autenticação de certidões.

Na seção de IPTU e Taxas, será possível encontrar informações sobre:

  • dados do imóvel;
  • 2ª via de débitos;
  • certidão negativa;
  • histórico do contribuinte;
  • certidão positiva com efeito negativa;
  • certidão positiva.

Pagamento do IPTU 2021 em Caruaru

O pagamento do IPTU 2021 poderá ser feito em casas lotéricas, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou na tesouraria da Prefeitura — que também funciona no Centro Administrativo —, de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Segundo o secretário executivo da Fazenda do município, o IPTU deste ano teve uma atualização pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado nos 12 últimos meses, com referência a outubro de 2020 — 3,92% — e pela Unidade Fiscal do Município (UFM) — no valor de R$ 2,87.

O cálculo do imposto tem como base o valor do imóvel, obtido por meio de metragens e características, com a aplicação da alíquota no valor do imóvel para que o valor seja determinado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.