Incertezas no Bolsa Família e CadÚnico aproximam Brasil do mapa da fome

Instabilidade na agenda social do país o coloca de volta no mapa da fome. Diante da ausência de definições sobre como funcionará o Bolsa Família em 2021, o Brasil vem retomando um ritmo desacelerado no que diz respeito ao crescimento da pobreza e extrema miséria. Mesmo com o projeto em funcionamento, a população ainda não sabe se seus benefícios serão mantidos.

Incertezas no Bolsa Família e CadÚnico aproximam Brasil do mapa da fome (Imagem: Reprodução/Google)
Incertezas no Bolsa Família e CadÚnico aproximam Brasil do mapa da fome (Imagem: Reprodução/Google)

As atualizações dentro do sistema de funcionamento do Bolsa Família vêm sendo pauta no governo do presidente Jair Bolsonaro desde o início de sua gestão, em 2019.

No entanto, os últimos 12 meses agravaram fortemente a existência do projeto, devido a possibilidade de criação de novas propostas que deveriam o substituir.

Mudanças na agenda social

Até o primeiro semestre de 2020, o Bolsonaro e sua equipe vinham trabalhando fortemente para a implementação de um novo programa social, intitulado de Renda Brasil. Porém, a iniciativa foi fracassada, sob problemas na definição de sua folha orçamentária.

Logo na sequencia uma nova solução surgiu, o chamado Renda Cidadã. A ideia é que o programa funcionasse de modo similar ao Renda Brasil, mas abarcando um número menor de pessoas e reduzindo seus custos. No entanto, o orçamento também não foi delimitado.

Bolsa Família mantido

Entre idas e vindas, após uma série de críticas da imprensa e de sua oposição política, Bolsonaro informou que manteria o Bolsa Família, mas aplicaria correções em seu sistema.

Em seu planejamento, o presidente alegou ter o interesse de criar novos abonos e reformular a forma como as pessoas são cadastradas.

Na última semana, o gestor informou então que estará encerrando o funcionamento das unidades de atendimento presenciais do Bolsa Família em cada cidade. De acordo com o ministério da cidadania, a partir de agora a única forma de inclusão no projeto será por meio do CadÚnico Digital.

No entanto, até o momento não foram liberados grandes detalhamentos sobre. Desse modo, a população permanece recebendo seus salários segundo as regras do projeto já em vigor.

Ainda não há uma previsão de inclusão de aceitação dos segurados do auxílio emergencial, que precisão de suporte financeiro com o fim do programa.

Outro ponto importante é o silêncio sobre os mais de 1 milhão de brasileiros aguardam nas filas de aceitação do Bolsa Família.

Diante de tantas incertezas e indefinições, o país permanece aumentando os índices de pobreza a deve permanecer no Mapa da Fome, estatística que vinha sendo reduzida nos últimos seis anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.