FIES 2021: Selecionados na 1ª edição serão divulgados hoje (2)

Nesta terça-feira, 2, será divulgado pelo Ministério da Educação, o resultado da pré-seleção para as cerca de 93 mil bolsas de estudo oferecidas através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) 2021.

FIES 2021: Selecionados na 1ª edição serão divulgados hoje (2)
FIES 2021: Selecionados na 1ª edição serão divulgados hoje (2) (Imagem Google)

Os candidatos podem conferir o resultado no site do FIES, ou na instituição na qual quer ingressar.

O MEC informou que serão disponibilizados R$500 milhões para as bolsas de financiamento estudantil. Os pré-selecionados devem completar os dados de sua inscrição entre os dias 3 e 5 fevereiro (de amanhã até sexta).

No caso dos candidatos que não foram selecionados, eles entrarão em uma lista de espera e podem ser chamados a qualquer momento, entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março.

O programa seleciona os contemplados com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste ano, os participantes do Enem de 2010 a 2019 que tiraram média acima de 450 e não zeraram a redação, podem participar.

Por conta do adiamento da edição de 2020 que foi realizada recentemente, as notas desta prova não serão consideradas para o financiamento de 2021. Outro pré-requisito é ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

FIES

O Fies foi criado em 1999 com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para o financiamento de cursos de ensino superior em instituições privadas. O programa possui duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

A primeira modalidade é operada pelo governo federal, e possui juros zero, para estudantes que contam com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

O percentual máximo do valor do curso financiado é determinado com base com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Já o P-Fies tem suas regras específicas e opera com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que faz com que incida uma cobrança de juros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.