1ª parcela do IPVA 2021 no Ceará vence este mês; confira calendário

A partir deste mês, se inicia o calendário de pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará. Os contribuintes poderão quitar o imposto em cinco parcelas. Confira os prazos para pagar o IPVA 2021 no Ceará.

1ª parcela do IPVA 2021 no Ceará vence este mês; confira calendário
1ª parcela do IPVA 2021 no Ceará vence este mês; confira calendário (Imagem: Montagem/FDR)

Os contribuintes poderão parcelar o imposto em cinco parcelas, mas sem desconto. O calendário de pagamento se inicia em fevereiro e termina em junho. Vale ressaltar que o valor mínimo para parcelamento é de R$ 100.

Calendário de pagamento parcelado do IPVA 2021 no Ceará

  • 1ª parcela — 10 de fevereiro
  • 2ª parcela — 10 de março
  • 3ª parcela — 12 de abril
  • 4ª parcela — 10 de maio
  • 5ª parcela — 10 de junho

Boleto de pagamento do IPVA

O boleto de pagamento poderá ser emitido pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA, disponíveis nas lojas dos sistemas Android e iOS.

Pelo aplicativo, a população do Ceará poderá emitir o boleto de pagamento, copiar o código de barras, realizar o pagamento pelo Internet Banking do celular e fazer consultar sobre a situação do veículo.

Além dos aplicativos, o documento pode ser obtido pelo site da Secretaria da Fazenda. Para isso, o contribuinte deverá acessar o menu “Serviços” e a opção “IPVA”. Logo após, será preciso clicar no botão “Acesso ao Sistema” e no item “Imposto”.

Em seguida, a pessoa deve clicar em “Emitir IPVA à Vista” e digitar os dados do veículo — chassi ou placa e Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Com isso, o sistema mostrará os valores das cinco parcelas. Logo abaixo, há duas opções disponíveis:

  • “imprimir Carnê” — para emitir, em um único documento, todos os boletos de parcelamento;
  • “Imprimir Saldo Devedor” — para imprimir um único Documento de Arrecadação do Estado (DAE) com o valor integral do IPVA, sem desconto.

A rede autorizada para o recebimento do imposto inclui os bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú, e casas lotéricas.

Além disso, o IPVA 2021 poderá ser pago com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Para este ano, a base de cálculo do imposto teve uma redução média de 4,95% em relação ao ano passado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.