Enem Digital: Tudo que aconteceu na aplicação da versão INÉDITA do Exame

Com alta abstenção e diversos problemas operacionais, aconteceu ontem a aplicação das primeiras provas do ENEM Digital. Confira agora como foi esse primeiro dia de provas.

Enem Digital: Tudo que aconteceu na aplicação da versão INÉDITA do Exame
Enem Digital: Tudo que aconteceu na aplicação da versão INÉDITA do Exame (Imagem/Reprodução: INEP)

O último domingo (31) foi um marco histórico para a educação brasileira, pois foi o primeiro dia de aplicação do Enem Digital.

Agora em 2021 a gente fez uma grande mudança, começando uma nova jornada, que é o começo da digitalização das avaliações e dos exames feitos pelo Inep. O primeiro a ser escolhido foi justamente o Enem”, disse o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Em 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio digital acontece como um piloto para a implantação dessa modalidade do Enem.

A pandemia já havia mostrado sua influência no comparecimento dos estudantes às aplicações da prova, quando mais de 50% deles não compareceu para participar das provas impressas.

Agora, com a versão digital, as abstenções foram ainda mais surpreendentes, dos 96 mil inscritos, apenas 29.703 compareceram.

Problemas no Enem Digital pelo Brasil

O primeiro problema encontrado pelos candidatos foi o atraso na aplicação das provas.

Elas estavam previstas para serem iniciadas às 13h:30m, como acontece no Enem impresso.

Mas, por conta de problemas nos servidores, já que a prova foi enviada para os computadores apenas nesse domingo, o horário de aplicação do exame foi afetado. Em Belo Horizonte, por exemplo, o atraso chegou a 2 horas.

Gostaríamos que todos tivessem começado as provas às 13h30. Não foi possível. Alguns participantes, pelo tempo, foram embora e terão direito à reaplicação”, afirmou o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi.

Além disso, ocorreram alguns problemas pontuais em diversas localidades brasileiras.

Em Taguatinga, no Distrito Federal, por exemplo, estudantes aguardaram por cerca de três horas, mas acabaram dispensados após erro no sistema;

Em Macapá, única cidade do estado do Amapá a ter aplicação das provas, os estudantes não participaram, pois o Ifap pela Defesa Civil do Amapá foi interditado na véspera do exame.

Vale lembrar que é possível solicitar a reaplicação do exame diretamente na página do participante.

Continue bem informado, acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.