Concurso público do IBGE vai abrir MAIS de 207 mil vagas de emprego

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou a abertura de concurso público para contratação de pessoal para o Censo Demográfico 2021. A seleção foi autorizada em portaria, e deve contratar 207.332 pessoas para seis diferentes funções, a maior quantidade para recenseador.

Concurso público do IBGE vai abrir MAIS de 207 mil vagas de emprego
Concurso público do IBGE vai abrir MAIS de 207 mil vagas de emprego. (Imagem: Simone Mello/ Agência IBGE Notícias)

O prazo para publicação do edital de abertura será de até seis meses, contados a partir de sexta-feira (29). Já o prazo de duração da contratação deverá ser de até um ano.

O concurso deveria ter sido realizado em 2020, mas foi suspenso em razão da pandemia do novo coronavírus.

Confira vagas para o concurso 2021 do IBGE

O processo seletivo autorizado tem menos vagas previstas do que o anterior, que previa 208.695 oportunidades, sendo 180.557 eram para a função de recenseador, em 5.569 municípios. Confira as vagas por função do novo concurso:

  • Recenseador (nível fundamental): 183.100 vagas
  • Agente censitário municipal (nível médio): 5.500 vagas
  • Agente censitário supervisor (nível médio): 18.420 vagas
  • Agente censitário de pesquisas por telefone (nível médio): 180 vagas
  • Supervisor censitário de pesquisas e codificação (nível superior): 12 vagas
  • Codificador Censitário: 120 vagas

As taxas de inscrição do processo seletivo anterior ainda estão sendo devolvidas para os candidatos. O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2021, encaminhado ao Congresso Nacional, garantiu a nova seleção com o orçamento provável de R$ 2 bilhões.

O governo federal chegou a cogitar o adiamento do Censo para o ano de 2022. A ideia era transferir os recursos para outras políticas públicas, depois acabou mantendo o processo para este ano. A remuneração dos profissionais a serem contratados ainda será definida pelo IBGE.

O censo populacional brasileiro é realizado a cada 10 anos. O último censo populacional ocorreu em 2010 e teve os dados publicados a partir de 2011. O próximo estava previsto para 2020, mas foi adiado em razão da pandemia, então deve ser realizado até o final deste ano.

Outro concurso do IBGE deve ser aberto em março para IBGE 2021, visando a contratação de 6.500 funcionários temporários.

Os aprovados realizarão as pesquisas feitas pelo órgão. As oportunidades são para agente de pesquisa e mapeamento, e supervisor de coleta e qualidade em todo o país.