Prova de vida do INSS online: Passo a passo para fazer usando o app

Desde de agosto de 2020, um grupo de aposentados e pensionistas do INSS foram convidados para realizar a prova de vida de forma totalmente digital através dos aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br. Saiba aqui como fazer a prova de vida digital.

Prova de vida do INSS online: Passo a passo para fazer usando o app
Prova de vida do INSS online: Passo a passo para fazer usando o app (Imagem Google)

Para começar, confira se em seu celular você já possui os dois aplicativos. Importante dizer que nova funcionalidade só estará disponível para os convocados do teste inicial da prova de vida digital.

Como baixar o aplicativo Meu INSS

  • O Meu INSS está disponível no sistema operacional Android e iOS. Para baixá-lo, basta acessar as lojas Google Play e App Store.
  • Apos baixar o app, faça o login utilizando os mesmos dados do site Meu INSS. Caso ainda não possua seu cadastro, faça o seu no portal gov.br.
  • Após o login, clique na opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial e depois em “Iniciar a prova de vida”.
  • Aparecerá um comunicado na tela dizendo que o procedimento será continuado em outro app, o gov.br.

Aplicativo gov.br

  • Para sequência na prova de vida digital do INSS será preciso, portanto, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br.
  • Baixe o app na loja de aplicativos de seu celular Android e iOS
  • Após baixar o aplicativo, faça a autenticação da prova de vida pelo Meu Gov.Br. Para isso, basta clicar em “Autorizações”, “Autenticar” e “OK”.
  • A prova de vida pelo Meu INSS, cruza informações cadastrais que constam na base geral de dados do Governo Federal. Desta forma como acontece no processo convencional, é preciso informar algum documento que contenha uma foto, para comparação com a biometria facial.
  • O usuário poderá informar a data de emissão da CNH ou número do Título de Eleitor
  • A etapa final é tirar uma foto do rosto, conforme as instruções disponíveis na tela. Por questão de segurança, serão feitos vários registros. Em caso de erro na captura, aparecerá uma notificação na tela do aplicativo.

Pronto! A prova de vida pelo Meu INSS estará concluída em poucos minutos, feita 100% em processo online através dos aplicativos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.