IPTU BH 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento

Os contribuintes de Belo Horizontes já podem realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para facilitar aos moradores, a Prefeitura possibilita a emissão do boleto de pagamento do IPTU BH 2021 pela internet. Confira o passo a passo para ter acesso ao documento.

IPTU BH 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento
IPTU BH 2021: Passo a passo para emitir boleto de pagamento (Imagem: Montagem/FDR)

Para este ano, o IPTU em Belo Horizonte teve um reajuste de 4,23%. Este aumento teve como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial (IPCA-E) dos meses de janeiro a dezembro de 2020. Este mesmo índice vale para as taxas e preços públicos a serem cobrados este ano.

O município conta com cerca de 835 mil imóveis cadastrados. Desse total, 745 mil são tributados pelo IPTU e taxas imobiliárias cobradas anualmente. A Prefeitura espera uma arrecadação de R$ 2,05 bilhões.

As guias de pagamento foram enviadas pelos Correios no início de janeiro. O documento teve informações sobre os valores cobrados e a possibilidade de pagamento à vista ou antecipado — com o vencimento para o dia 20 de janeiro.

No caso de quem optou pelo pagamento parcelado do imposto, será enviada uma nova guia até a primeira semana de fevereiro. O documento conterá os códigos de barras para pagamento das parcelas de fevereiro e julho — com o vencimento para todo dia 15 de cada mês.

No início de julho, os contribuintes receberão a última guia com as parcelas de julho e dezembro. Da mesma forma, o vencimento será no dia 15 de cada mês.

Além do documento entregue pelos Correios, a população de Belo horizonte conta com outras opções para ter acesso às guias do IPTU 2021. Será possível emitir o documento nas agências dos Correios. A impressão das guias poderá ser feita em uma rede bancária.

De forma online, os códigos de barras podem ser utilizados para realizar a transação online. Outras formas de obter os boletos de pagamento são pelo Portal de Serviços da Prefeitura ou aplicativo PBH APP. Vale destacar que não será possível emitir as guias no BH resolve.

Como emitir os boletos do IPTU BH 2021 pela internet

  1. Acesse o Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte;
  2. Selecione a opção “Guias – IPTU – Emissão”.
  3. Clique em “Solicitar”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.