Calendário do INSS paga quem ganha MAIS que um salário mínimo esse mês

O INSS na iniciou na última semana, os pagamentos dos benefícios em 2021. Porém, os beneficiários que recebem um valor maior que um salário mínimo, atualmente em R$1.100, começam a receber em 1° fevereiro.

Calendário do INSS paga quem ganha MAIS que um salário mínimo apenas em fevereiro
Calendário do INSS paga quem ganha MAIS que um salário mínimo apenas em fevereiro (Imagem: Carl de Souza/AFP)

De acordo com o INSS, o calendário de pagamentos deste ano foi feito da mesma forma que nos anos anteriores. Atualmente, são cerca de 35 milhões de brasileiros que possuem direito a benefícios do INSS no Brasil.

Para conferir a data certa de pagamento, é necessário que o segurado saiba o número do benefício.

Cada benefício que é pago pelo INSS é formado por uma numeração única e acompanha um padrão de 10 dígitos no seguinte formato: 999.999.999-9. O número que precisa ser visto com atenção é o penúltimo, desconsiderando o dígito.

Os segurados também precisam se atentar se o valor do benefício é de um salário mínimo ou mais. Isto é necessário pois os beneficiários que ganham até um salário mínimo recebem primeiro.

Os segurados com renda mensal maior que o piso nacional, terão seus pagamentos efetuados a partir de 1 de fevereiro.

Calendário do INSS 2021 para quem recebe mais que o mínimo

INSS muda regras da Prova de Vida

O INSS informou que os benefícios dos aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida entre os meses de março de 2020 a fevereiro de 2021, não serão bloqueados. A interrupção do bloqueio de pagamentos de benefícios foi estendida até o fim de março.

O aumento nos casos de internações em decorrência da Covid-19, foi um dos motivos determinantes para a dispensa da realização da prova de vida ser mantida. A informação vem de fontes do instituto.

O INSS ressaltou que a rede bancária responsável pelo pagamento dos benefícios está obrigada a renovar a senha dos beneficiários que desejarem realizar o procedimento.

A prova de vida é realizada, em tempos normais, todos os anos como forma do segurado provar que está vivo e continuar recebendo seu benefício.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.