Isenção do IPVA 2021: Quem tem direito ao benefício? Lista completa!

Ao longo deste ano, milhões de proprietários de veículos deverão realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Apesar de ser um imposto que deve ser pago em diversas situações, há casos em que o motorista poderá ter isenção do IPVA 2021.

Isenção do IPVA 2021: Quem tem direito ao benefício? Lista completa!
Isenção do IPVA 2021: Quem tem direito ao benefício? Lista completa! (Imagem: Montagem/FDR)

Em geral, o IPVA pode ser pago em cota única, com desconto, ou parcelado. As regras variam conforme o estado. Para a definição das datas de pagamento, os prazos podem ter diferenças de acordo com o número final da placa do veículo ou podem ser padronizados, independente da placa.

No caso de quem está obrigado a efetuar o pagamento, é importante estar atento às regras específicas para a respectiva região. Dessa forma, evitará problemas futuros, por conta de alguma falta de pagamento.

Possíveis casos de isenção do IPVA

Assim como cada estado possui regras próprias para o pagamento do IPVA, os casos de isenção também possuem determinações específicas. Normalmente, o imposto tende a ser isento para as pessoas que possuem deficiência, doença crônica ou alguma limitação física ou mental.

Além disso, há isenção pode ser aplicada de acordo com a data de fabricação do veículo. Se o veículo tiver uma idade mínima exigida para o respectivo estado, o pagamento não será obrigatório. Confira a idade mínima de fabricação para cada estado:

  • 10 anos — Rio Grande do Norte, Roraima e Goiás;
  • 15 anos — Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 18 anos — Mato Grosso;
  • 20 anos — Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Há, ainda, estados que aplicam regras diferentes para a isenção do imposto pela idade do veículo. Sendo assim, esteja atento às determinações específicas para a região.

Para obter a isenção referente à condição da pessoa, o processo de solicitação poderá ser iniciado no site da Secretaria da Fazenda do estado em questão.

Por meio do portal, a pessoa encontrará as informações sobre os pré-requisitos, documentos e formulários que deverão ser preenchidos. Em geral, há a necessidade de um laudo médico para comprovar a condição, por exemplo, além da CNH Especial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.