Brasileiros deverão ter acesso a nova parcela do saque emergencial. Diante da pressão para conceder a extensão do auxílio emergencial, o ministro da economia, Paulo Guedes, está buscando por outras opções para movimentar o mercado nacional. Entre as medidas previstas até o momento, avalia-se a possibilidade de transições pelo FGTS.
Uma nova rodada de pagamentos pelo saque emergencial está entre as alternativas vistas pelo governo para garantir a rotatividade econômica do país.
Alegando estar sem recursos em caixa para financiar a extensão do auxílio emergencial, Jair Bolsonaro deverá permanecer usando os lucros do FGTS para minimizar os impactos da crise.
Novo saque emergencial do FGTS
Até o momento, as informações concedidas por fontes administrativas é que o benefício deverá ser concedido nos mesmos moldes de 2020. A ideia é que todos os brasileiros, com um saldo igual ou maior que o atual salário mínimo (R$ 1.100) consigam fazer retiradas nesta mesma quantia.
A organização do cronograma deverá ainda ser determinada de acordo com as datas de nascimento dos segurados e as transações precisarão passar primeiro pelo Caixa Tem, e na sequencia ficarão disponíveis para saque.
Utilizando o Caixa Tem para fazer o depósito, o governo consegue ainda aumentar os números da poupança nacional, mesmo que o cenário econômico não esteja positivo. Quanto maior o volume financeiro passado pela plataforma, melhores são os índices financeiros do país.
Valores e calendário de pagamento pelo FGTS
No que diz respeito aos valores a serem retirados, a estimativa é que as parcelas permaneçam fixadas com base no salário mínimo. Isso significa que cada cidadão terá direito de fazer uma retirada de até R$ 1.100.
No entanto, o ministro da economia pode ainda reduzir a quantia para minimizar os impactos na rentabilidade do FGTS. É válido ressaltar que quanto maior for o número de saques, menos atrativo se tornará os lucros pelo fundo de garantia, diminuindo então a projeção de serviços como financiamentos e mais.
A decisão final do governo deverá ser anunciada ainda no mês de fevereiro, podendo os pagamentos serem iniciados até o mês de junho. Para saber mais detalhes sobre as ações no FGTS fique de olho em nossa página exclusiva sobre.