Detran-RS reduz em 10% principal taxa de renovação dos veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) planeja reduzir em 10% no preço da taxa anual de licenciamento para 2021. Segundo informações do da Direção-Geral do Detran, a quantia proposta será definida nos próximos dias, conforme informado por GZH.

Detran-RS reduz em 10% principal taxa de renovação dos veículos
Detran-RS reduz em 10% principal taxa de renovação dos veículos (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por conta da digitalização do licenciamento, o Detran-RS não terá custos com a impressão do documento em papel-moeda e envio pelos Correios.

Diante dessa situação, o valor da taxa será reduzido, mas não será cortado. Segundo o órgão, ainda há custos operacionais relacionados à cobrança.

Com a definição dos valores pelo Detran-RS, haverá o encaminhamento em projeto de lei para análise da Assembleia Legislativa. A votação deve acontecer em fevereiro, após o recesso parlamentar.

Enquanto o valor não for definido, a recomendação é que os proprietários de veículos do Rio Grande do Sul não paguem o licenciamento deste ano. Segundo o diretor-geral do órgão, Enio Bacci, não há necessidade de ter pressa para o pagamento, já que o documento de 2021 vence a partir de abril.

Dessa forma, o licenciamento de 2020 segue em vigor até o período indicado. No caso de quem já realizou o pagamento da taxa deste ano. Bacci afirmou que ainda não há definição sobre uma possível devolução de parte do valor. Apesar disso, ele ressalta que o Detran tem a intenção de devolver esta quantia.

Para ter acesso ao CRLV digital, o contribuinte pode acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

A versão digital tem a mesma validade do CRLV impresso. O documento digital ainda poderá ser impresso pela Central de Serviços do site do Detran-RS, ou pelo Portal de Serviços do Governo do Estado.

Caso ainda prefira, o documento possa ser impresso em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). No entanto haverá uma cobrança de R$ 8.

Detran-RS anuncia pagamento de débitos do veículo no local da blitz

O órgão estadual comunicou que o Governo do Estado regulamentou o programa Veículo Legal. Esta novidade permite o pagamento de débitos dos veículos na abordagem em uma blitz.

Até o dia 31 de março — período de operacionalização do sistema de cobrança no local da blitz — o recolhimento do veículo acontecerá somente nos casos em que o dispositivo de pagamento esteja disponível na abordagem e o condutor se recuse a pagar o débito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.