Mercado de investimentos pode ser uma boa opção em 2021. Para quem está pensando em investir, mas não possui grandes recursos, fique atento. Analistas explicam que, mesmo com o atual cenário de crise econômica, há boas oportunidades disponíveis. Abaixo, saiba como aplicar seu dinheiro de forma segura.
O mercado de investimentos, apesar de sua tradicionalidade, apresenta uma série de incertezas e medos para os novos aplicadores.
Entre as principais preocupações está a possibilidade de perda e também a falta de recursos para poder iniciar as transações.
Antes de qualquer coisa, os analistas financeiros explicam que a primeira ação a ser feita é estudar todas as possibilidades e formatos de aplicações. A definição de qual será mais vantajoso ou não varia de acordo com uma série de fatores, como:
- Liquidez;
- Capacidade de retirada;
- Movimentação do valor;
- Planejamento financeiro;
- Entre outros.
De modo geral, é preciso conhecer profundamente o local onde deseja fazer seu investimento. Na sequência é que se recomenda avaliar o modelo e variações financeiras que lhe gerem o maior resultado. Conheça alguns tipos de investimentos seguros:
Investir em CDB
Umas das aplicações mais seguras é o CDB. Trata-se de Certificados de Depósitos Bancários onde as instituições fazem uma espécie de empréstimo com o aplicador que deverá ter a rentabilidade do valor concedido.
A principal vantagem do CDB é que sua liquidez é diária, o que significa que quanto maior for o tempo do dinheiro deixado, maior será também seu retorno financeiro. No que diz respeito aos riscos de perda, por ser um contrato vinculado ao banco, os índices de inadimplência são baixíssimos.
Títulos Públicos
Outra forma segura são os investimentos em títulos públicos. Normalmente esse valor é representado pelo tesouro direto, considerado a forma mais garantida de aplicar seu dinheiro.
Sendo do governo, os títulos apresentam uma maior segurança em toda a operação. A rentabilidade varia de acordo com o titulo adquirido e tempo final do investimento.
LCI
Por fim, há ainda as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) que nada mais são do que títulos gerados pelas instituições bancárias para poder financiarem suas atividades na área imobiliária e de construção civil.
Nessa modalidade a vantagem é que há oportunidades de isenção de impostos na aplicação. Além disso, se você não pretende mexer no dinheiro, é a opção ideal para ter maior lucro a longo prazo.