Carnaval vai ser feriado em São Paulo? Entidades discutem solução

Após a festa de Carnaval deste ano ser adiada para o segundo semestre, as cidades da Grande São Paulo e a capital paulista ainda não entraram em um consenso sobre a decisão de manter os pontos facultativos. As aglomerações continuam proibidas, mas os municípios devem manter os pontos facultativos para a segunda (15) e terça-feira (16).

Carnaval vai ser feriado em São Paulo? Entidades discutem solução
Carnaval vai ser feriado em São Paulo? Entidades discutem solução (Foto:Google)

No dia 30 de dezembro, o Ministério da Economia divulgou no Diário Oficial da União os dias de feriados nacionais e de pontos facultativos deste ano.

De acordo com a portaria, a administração federal manteve o ponto facultativo nos dias 15,16 e 17 de fevereiro. Na quarta-feira (17), o expediente vai se iniciar às 14 horas.

A capital paulista não definiu se vai ter ponto facultativo neste ano. Em julho do ano passado, o prefeito Bruno Covas anunciou a decisão de adiar a data das festividades de Momo no município.

Apesar disso, a data específica e definitiva não foi fechada, porém foi cogitado o mês de julho.

No dia 19, os prefeitos dos sete municípios do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, composto por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, decidiram  manter o feriado de Carnaval neste ano.

Logo, será considerada folga na terça-feira, 16 de fevereiro, assim como o ponto facultativo na segunda (15 ).

Nesta reunião, foi definido que não terá qualquer comemoração de Carnaval nas cidades da região “com o objetivo de seguir as recomendações sanitárias e de segurança para conter a disseminação da Covid-19”. 

Em Guarulhos, o prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD), afirmou que não haverá ponto facultativo no período de Carnaval. 

Por meio de uma nota, a administração disse que todas as repartições públicas do município, assim como os serviços nas áreas de saúde, não serão interrompidas nessas datas, como normalmente acontece.

“O objetivo é evitar que os guarulhenses viajem ou participem de aglomerações como as registradas nas festas de fim de ano, o que acarretou rápido crescimento nos índices de Covid-19 na cidade”, afirmou.

O que ficou definido para carnaval 2021

São Paulo

  • Ainda não há definição

Embu das Artes

  • Não haverá ponto facultativo

Guarulhos

  • Não haverá ponto facultativo

Osasco

  • Ainda não há definição

Cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)

  • Ponto facultativo na segunda-feira (15) e na terça-feira (16).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!