O governo definiu que os pagamentos do programa Bolsa Família neste ano de 2021, serão realizados por meio da poupança social digital, mais conhecida como Caixa Tem. Essa decisão foi uma das formas encontradas de fazer com que a Caixa aumente a sua gama de clientes, e assim possa oferecer mais serviços.
O aplicativo havia sido criado para a realização do pagamento do auxílio emergencial, com o tempo o governo inseriu o FGTS e o PIS/Pasep. E agora, está inserindo o Bolsa Família.
Aqueles que não possuem a conta podem ficar despreocupados, pois a abertura dela será feita pela Caixa de forma automática.
Calendário de abertura das contas
O calendário para a abertura das contas será o seguinte:
- Dezembro: beneficiários com NIS finais 0 e 9
- Janeiro: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8
- Fevereiro: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5
- Março: beneficiários com NIS finais 1 e 2, e GPTE (Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, que incluem indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).
Como usar o Caixa Tem?
O aplicativo do Caixa Tem pode ser baixado para android no Play Store e para Iphone na Apple Store.
Os usuários podem realizar a transferência por meio de DOC, e enviar dinheiro para bancos físicos tradicionais ou digitais.
Pelo aplicativo os usuários podem acessar informações sobre os seus benefícios, além de poder saber sobre o Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
Os usuários que possuem conta Caixa podem fazer a consulta de saldo e extrato, e realizar pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1 mil por dia.
Como se cadastrar no Bolsa Família?
Os interessados em se cadastrar no programa Bolsa Família, devem se inscrever no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou na gestão municipal do bolsa família.
Apesar disso, as famílias precisam seguir algumas regras para poderem receber o seu benefício.
Por exemplo, fazendo a atualização do cadastro de 2 em 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração em suas famílias, como nascimento de mais um membro.