Última semana para conseguir desconto de 15% no IPVA Piauí 2021

Os proprietários de veículos têm até a próxima sexta-feira (29) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 15% de desconto. Caso prefira, ainda será possível quitar o IPVA Piauí 2021 em cota única em outras datas, mas com descontos menores.

Última semana para conseguir desconto de 15% no IPVA Piauí 2021
Última semana para conseguir desconto de 15% no IPVA Piauí 2021 (Imagem: Montagem/FDR)

Segundo o calendário divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os contribuintes podem garantir 10% de desconto ao realizar o pagamento do imposto à vista a partir da próxima segunda-feira (1). O prazo para esse desconto vale até dia 26 de fevereiro.

No caso de quem preferir quitar o valor em cota única no mês de março, o desconto será de 5%. O pagamento deve ser feito até o dia 31 de março.

Além da possibilidade de pagar o IPVA à vista, os moradores do Piauí podem parcelar o valor em três vezes, mas sem desconto. As parcelas vencem no dia 31 de março, 30 de abril e 31 de maio. Pelo estado do Piauí, o calendário vale para todos os finais de placas dos veículos.

O boleto de pagamento do imposto poderá ser impresso no site do Detran e na página do Sefaz.

Pagamento pelo aplicativo

O contribuinte conta com a possibilidade de pagar o IPVA 2021 pelo aplicativo do Banco do Brasil. O aplicativo está disponível nas lojas dos sistemas Android e iOS. Neste caso, basta acessar o menu e escolher a opção de pagamentos.

Logo após, será preciso clicar em “impostos e taxas” e em “débitos de veículos”. A pessoa dever escolher o estado e clicar em IPVA. Por fim, basta preencher os dados do veículo e pagar o imposto.

Calendário de pagamento do IPVA Piauí 2021

Pagamento em cota única

  • 15% de desconto — 29 de janeiro
  • 10% de desconto — 26 de fevereiro
  • 5% de desconto — 31 de março

Pagamento parcelado sem desconto

  • 1ª cota — 31 de março
  • 2ª cota — 30 de abril
  • 3ª cota — 31 de maio

Do total dos valores arrecadas com o IPVA, 40% serão investidos no Estado. Outros 40% são direcionados aos municípios.

Os outros 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.