Gabarito do ENEM 2020 será publicado até esta quarta-feira (27) pelo MEC

Depois de uma maratona de estudos, dois domingos de aplicação de provas e alto índice de ausência. O gabarito do ENEM 2020 deve ser divulgado hoje (27). Mas é possível encontrar várias correções extraoficiais na internet desde o último domingo.

Gabarito do ENEM 2020 será publicado até esta quarta-feira (27) pelo MEC
Gabarito do ENEM 2020 será publicado até esta quarta-feira (27) pelo MEC (Imagem/Reprodução: Google)

Em um ano com recorde de abstenção, 2.470.396 estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 esperam ansiosamente pela divulgação do gabarito do ENEM 2020.

Onde consultar o Gabarito do ENEM 2020

Os estudantes, que devem estar ansiosos já, devem ficar de olho no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é nele que o gabarito deve ser disponibilizado primeiro.

Vale lembrar que a correção do Exame Nacional do Ensino Médio não é feita apenas contabilizando as questões certas e erradas.

Na correção das provas o INEP usa a teoria de resposta ao item (TRI), conhecida como antichute. Nessa correção, quando um estudante acerta muitas questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis.

É exatamente por isso que alguns estudantes questionam a nota que obtiveram quando percebem que acertaram muitas questões difíceis. Acontece que, se ele não acertar bastante questão “fácil”, sua nota acaba sendo diminuída.

O resultado final, com a nota do candidato nas provas e na redação, deve ser divulgado em 29 de março.

Enem 2020

Dos 5,8 milhões de estudantes inscritos, apenas 2.470.396 participaram das provas. Vários são os motivos que fizeram esse índice ser tão alto, entre eles está a pandemia.

Para alguns grupos, como os estudantes do Amazonas, aqueles que foram impedidos de participar da prova por conta da lotação ou que estavam com quadro de doenças infectocontagiosas (COVID, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela) há a possibilidade de participar da reaplicação.

Vale ressaltar que a reaplicação tem que ser solicitada até a próxima sexta-feira, e os pedidos serão analisados e deferidos (aceitos) ou não. A reaplicação acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR e fique bem informado sobre o ENEM 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.