Programa do governo insere inscritos no CadÚnico e Bolsa Família no mercado; participe!

Pontos-chave
  • Programa do governo oferta vagas no mercado de trabalho;
  • Interessados devem estar inscritos no cadastro único;
  • Cursos de qualificação são ofertados de forma gratuita.

Brasileiros podem contar com programa do governo federal para retomarem suas vagas no mercado de trabalho. Com o desemprego em alta devido à crise econômica do novo coronavírus, parte significativa da população vem buscando formas de arrumar uma oportunidade de emprego. Abaixo, conheça o programa federal que otimiza esse processo.

Programa do governo insere inscritos no CadÚnico e Bolsa Família no mercado; participe! (Imagem: Google)
Programa do governo insere inscritos no CadÚnico e Bolsa Família no mercado; participe! (Imagem: Google)

Intitulado de Progredir, o projeto funciona em todos os estados do país e tem como principal base de dados o CadÚnico. Seu principal objetivo é ofertar qualificações de modo que a população consiga se inserir no mercado de trabalho.

Para garantir a eficácia da proposta, o governo vem atuando em três linhas de frente. A primeira é a intermediação de mão de obra, onde há um dialogo entre servidores e contratantes para antecipar as contratações e consultorias que otimizem a elaboração dos currículos.

A segunda é a de qualificação profissional, onde o participante ganha a oportunidade de se especializar e melhorar seu currículo de modo que tenha mais chances nas seleções de emprego.

A última é a de empreendedorismo, onde a população passa a ter acesso a consultorias que as incentivem e eduquem a desenvolver seus próprios negócios. Saiba mais detalhes de cada uma delas.

Intermediação de mão de obra

Nessa categoria o governo desempenha as seguintes funções objetivando ensinar o trabalhador a se colocar no mercado:

  • Ferramenta para elaboração de currículos;
  • Identificação do perfil dos candidatos;
  • Cruzamento dos perfis dos candidatos e das vagas de emprego oferecidas por empresas parceiras;
  • Encaminhamento para o mercado de trabalho;
  • Qualificação profissional.

Nesse caso, são oferecidos alguns serviços de base educacional para que o cidadão tenha a oportunidade de estudar e melhorar suas experiências. Para a categoria há cerca de:

  • 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária;
  • Ferramenta online de localização de Centros Vocacionais Tecnológicos para apoiar o acesso a cursos de formação profissional;
  • Oficinas de educação financeira para mais de 100 mil famílias;
  • Ferramenta online de localização de telecentros para apoiar o acesso a cursos de inclusão digital;
  • Bolsas para Agentes de Inclusão Digital.

Empreendedorismo

Por fim, na categoria de empreendedorismo o governo investe cerca de R$ 3 bilhões ao ano para que o segurado possa expandir seu negócio. Entre os serviços, são ofertadas linhas de créditos e benefícios como isenção de impostos.

Quem pode se candidatar no Programa Progredir?

Segundo as regras do próprio governo federal o projeto contempla todos os brasileiros que estiverem registrados no Cadastro Único. Não há limitações no que diz respeito a situação familiar e de renda, desde que o cidadão se enquadre nas normas do CadÚnico.

Os segurados do Bolsa Família, por exemplo, têm o direito de participar do projeto sem perder suas mensalidades.

Programa do governo insere inscritos no CadÚnico e Bolsa Família no mercado; participe! (Imagem: Google)
Programa do governo insere inscritos no CadÚnico e Bolsa Família no mercado; participe! (Imagem: Google)

Como se candidatar?

A primeira etapa é criar um cadastro no portal do projeto. Para isso basta seguir as etapas listadas:

  • Acesse o Portal do Progredir para se cadastrar.
  • Clique em “novo cadastro”.
  • Preencha seus dados igual está no Cadastro Único.
  • Insira seu e-mail e senha.
  • Clique em “Efetuar Login”.

Aplicativo Progredir

Além do site, o governo disponibiliza ainda um aplicativo para celulares com sistema IOS ou Android. Na ferramenta é possível acompanhar as ações disponíveis, oficinas, atividades de inclusão, cursos de qualificação e até mesmo solicitar o microcrédito.

É importante ressaltar que a participação em todos os serviços do Progredir deve ser feita de forma gratuita. O governo reforça que qualquer empresa que venha a oferecer serviços em nova do projeto e passe a cobrar mensalidades deve ser denunciada.

Quais são as ações de Qualificação ofertadas pelo Progredir?

  • Educação Financeira;
  • Inclusão Digital;
  • Cursos disponibilizados pelos parceiros em diversas áreas de conhecimento;
  • Cursos do Pronatec.

Demais informes

Para saber mais informações sobre o projeto basta acessar sua página oficial. Nela é possível esclarecer ainda dúvidas sobre as linhas de crédito, triagem para candidatura de vagas e mais.

Já em nosso portal, você pode acompanhar os dados acima e também se atualizar sobre novas chamadas seletivas. Há ainda nossa página exclusiva com vagas de emprego, acompanhe.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.