Caixa TEM cria conta para 2,2 milhões de beneficiados do Bolsa Família; veja como acessar

Novo grupo do Bolsa Família passa a ser cliente do Caixa Tem. Nessa segunda-feira (25), a Caixa Econômica Federal registrou mais de 2 milhões de pessoas, vinculadas ao projeto social, para o recebimento das mensalidades do mês de janeiro através da poupança digital. Tal ação implica em uma série de mudanças na utilização dos recursos.

Caixa TEM cria conta para 2,2 milhões de beneficiados do Bolsa Família; veja como acessar (Imagem: Reprodução/Google)
Caixa TEM cria conta para 2,2 milhões de beneficiados do Bolsa Família; veja como acessar (Imagem: Reprodução/Google)

A inclusão dos segurados do Bolsa Família no Caixa Tem é uma das iniciativas do governo federal com a finalidade de incentivar o processo de digitalização bancária. Desde dezembro de 2020 os inscritos no programa estão tendo cadastros criados na poupança online sob a supervisão da Caixa.

Inicialmente, apenas aqueles cujo o número do NIS se encerrava entre 1 e 3 foram os cadastrados. Porém, gradativamente a instituição passou a incluir novos clientes, sendo neste momento os usuários com o final do cartão em 6, 7 e 8.

Como acessar o Caixa Tem

Depois do cadastro criado pela própria Caixa, o cidadão, para ter acesso aos seus pagamentos, deve se conectar ao aplicativo. Para isso é preciso instalar a ferramenta no celular e criar um login de acesso.

O procedimento é simples e solicita informações como o número do CPF, data de nascimento, nome completo e número do celular. Ao informar o telefone, o usuário receberá um código de validação, por SMS, para confirmar seu acesso.

Basta digitar os números no app e na sequência a Caixa autoriza a utilização da carteira de débito virtual.

Serviços do Caixa Tem

Entre os serviços, o app permite que seus usuários façam pagamentos e compras online através do cartão de débito virtual e pela leitura de boletos.

Além disso, é possível ainda fazer transferências bancárias e saques em qualquer caixa eletrônico da instituição e mais a frente será liberada uma linha de crédito de até R$ 1 mil por registrado.

Bolsa Família 2021

No que diz respeito ao funcionamento do programa ao longo deste ano, o governo federal já divulgou o calendário oficial (confira aqui) onde há todas as datas de pagamento até o mês de dezembro.

Além disso, o Ministério da Cidadania está trabalhando para criar uma série de novos benefícios e ampliar o número de contemplados (saiba mais detalhes). A previsão é de que todas as novidades sejam implementadas ainda neste primeiro semestre.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.