Detran-MT faz investigação apurada após suspeita de fraudes na CNH

Em todo o país, há vídeos que circulam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens com golpes de falsa venda de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Mato Grosso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) tomou conhecimento após denúncias de autoescolas e na Ouvidoria do órgão.

Detran-MT faz investigação apurada após suspeita de fraudes na CNH
Detran-MT faz investigação apurada após suspeita de fraudes na CNH (Imagem: Carolina Alonso/Detran-MT)

O golpe consiste em quadrilhas especializadas que oferecerem o serviço de confecção de uma suposta CNH de forma mais fácil.

Pessoas que buscam meios de burlar as fases obrigatórias para obter o documento são enganadas pelo golpe.

Pelos vídeos publicados nas redes sociais, os criminosos demonstram como o documento ficaria — impresso colorido em papel comum e om QR Code no verso. Vale ressaltar que a CNH original é impressa em papel moeda e com diversas camadas de segurança, inclusive com QR Code.

O QR Code original somente é lido por meio de um aplicativo que as autoridades de trânsito utilizam. Já no caso do QR Code feito pelos criminosos, há uma leitura pela câmera do celular, sendo direcionada a um site fictício utilizado pela quadrilha.

O argumento dos golpistas seria de que o site seria da CNH Digital, com uma aparência parecida com o do Detran. No entanto, o Detran alerta que a CNH em formato digital tem validade somente no aplicativo nacional Carteira Digital de Trânsito.

Detran-MT alerta que o cidadão que tenta burlar o sistema comete crime

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, ressalta que a pessoa comete crime ao buscar fraudar um CNH. Além disso, a quadrilha se beneficia do ato, pois normalmente não há denúncia.

Os criminosos recebem parte do dinheiro e não entregam o documento prometido. Como resultado, o cidadão fica sem o dinheiro e sem a CNH esperada. Ao buscar um documento por meios ilegais, a pessoa deixa de passar por diversas fases obrigatórias

Entre as fases necessárias, há os exames médicos, psicológicos, aulas teóricas, aulas e prova prática. O diretor reforça que nenhuma habilitação é emitida pelo Detran-MT sem o cumprimento de todas as fases obrigatórias.

“O Detran preza pela segurança no trânsito e a preservação de vidas. Por isso temos um processo criterioso para a obtenção da CNH. Só é habilitado quem realmente está apto a conduzir nas vias públicas”, completa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.