Veja como economizar na compra do material escolar em 2021

O início do ano é cheiro de despesas extras e a compra do material escolar é mais uma. Diante do atual cenário econômico e com a segunda onda da Covid-19, muitos pais estão com menos dinheiro e, por isso, precisam economizar. Por isso, vamos te dar diversas dicas neste post.

Veja como economizar na compra do material escolar em 2021
Veja como economizar na compra do material escolar em 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

A compra do material escolar é algo que faz com que os pais gastem muito dinheiro. Porém, nem sempre é possível gastar tanto assim. Por isso, veja algumas dicas de como economizar na compra dos itens escolares em 2021.

Reaproveitar o material escolar

Geralmente sempre sobram materiais que podem ser reutilizados. A dica é juntar tudo e analisar item por item. Com certeza, você conseguirá perceber que tem um lápis, caneta, tesoura ou estojo que está em perfeito estado.

Outra dica é concertar ou reformar algum material, como mochila e estojo. Há vários vídeos no youtube ensinando como fazer DIY nos itens, mas, às vezes, apenas uma boa lavagem ou limpeza já deixa o produto pronto para ser usado.

Desconto na compra do material escolar

Há papelarias que fazem queima de estoque nos produtos do ano, para poder renovar com os novos itens. Por isso, fique atento e aproveite as promoções. Além disso, há empresas que dão cashback nas compras.

Uma dica é pesquisar antes de comprar, tanto em lojas online como nas físicas, já que é um período de alta nas vendas é bem possível que também tenham bons descontos para manter a concorrência e as boas vendas.

Aproveitar as promoções e comprar no atacadão

Geralmente, os pais têm amigos que também tem filhos em idade escolar. Diante disso, é possível fazer um grupo com os outros pais e tentar fazer as compras coletivas para conseguir bons descontos nas lojas, devido a grande quantidade de materiais.

Além disso, há várias lojas que vendem material escolar em atacado, gerando assim, uma maior economia para todos os pais. Outra dica é não seguir à risca a lista de materiais fornecidos pela escola.

De acordo com a Lei Federal de nº 12.886 é proibido que as instituições escolares cobrem itens que sejam de uso coletivo, como produtos de limpeza e administrativos, como canetas para lousa ou tinta para reabastecer os pinceis de quadro.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.