Quando começa o pagamento da pensão por morte do INSS em 2021?

Na próxima segunda, 25 começam os pagamentos dos benefícios do INSS em 2021, e entre eles está a Pensão por Morte. As datas foram definidas com base no número (dígito final) do benefício dos segurados.

Quando começa o pagamento da pensão por morte do INSS em 2021?
Quando começa o pagamento da pensão por morte do INSS em 2021? (Imagem Google)

Pensão por morte

A Pensão por Morte é oferecida aos dependentes de um trabalhador que faleceu ou que a morte foi declarada pela Justiça, como por exemplo em desaparecimentos. É valido para pessoas já aposentadas e não aposentadas.

A pensão por morte é garantida para filhos dos falecidos de até 21 anos, exceto em casos de deficiência ou invalidez, pois nestas situações o pagamento é valido por toda vida.

Também estão inclusas esposas ou maridos, companheiro (a) em união estável, e cônjuge separado ou divorciado judicialmente e que recebe pensão alimentícia.

Os pais do segurado podem solicitar a pensão se comprovarem dependência financeira, contanto que não existam filhos ou cônjuges.

Irmãos também podem requerer o benefício, desde que os pais sejam falecidos ou que não dependessem financeiramente do filho. Irmãos tem direito a receber o benefício até 21 anos, salvo os casos de deficiência ou invalidez.

Pagamentos do INSS em 2021

De acordo com o INSS, o calendário de pagamentos deste ano foi feito da mesma forma que nos anos anteriores. Atualmente, são cerca de 35 milhões de brasileiros que possuem direito a benefícios do INSS no Brasil.

Para conferir a data certa de pagamento, é necessário que o segurado saiba o número do benefício.

Para os beneficiários que ganham um salário mínimo, os depósitos relativos ao mês de janeiro, por exemplo, serão realizados entre os dias 25 de janeiro e 5 de fevereiro.

Já os segurados com renda mensal maior que o piso nacional terão seus pagamentos efetuados a partir de 1 de fevereiro.

Calendário do INSS 2021

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.