Lista de documentos necessários para dar entrada na aposentadoria do INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social aguardam com muita espera o momento de dar entrada à aposentadoria do INSS. Por esse motivo, é importante saber todos os detalhes, principalmente os documentos que serão necessários para receber o benefício.

Lista de documentos necessários para dar entrada na aposentadoria do INSS
Lista de documentos necessários para dar entrada na aposentadoria do INSS (Imagem: Reprodução/Google)

Os trabalhadores que estão próximos de dar entrada a aposentadoria do INSS precisam estar atentos aos documentos exigidos pelo Instituto. Com isso, saberão se realmente é o momento certo de solicitar o benefício.

Além disso, poderão conferir os salários e as contribuições que constam no sistema do INSS, para que assim, possam observar se os dados estão corretos e se será preciso reunir mais documentos para apresentar ao instituto.

Diante disso, alguns advogados listam o que fazer antes de dar entrada no pedido da aposentadoria do INSS. Segundo os advogados previdenciários Rômulo Saraiva, João Badari e Thiago Luchin a primeira coisa a fazer é observar as mudanças na Previdência Social.

Após a Reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, muitas regras para a aposentadoria do INSS mudaram. Foi estabelecida uma idade mínima e foi criado regras de transição e de cálculos diferentes para os beneficiários que contribuem desde julho de 1994.

Diante disso, os trabalhadores precisam consultar todas as regras e fazer uma simulação no site Meu INSS ou no aplicativo. Na plataforma está disponível o simulador de aposentadoria já atualizado com as novas regras.

Outra análise que deve ser feita, segundo os advogados, é no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) que funciona como um extrato da previdência, detalhando os seus vínculos de trabalho, assim como as remunerações e as contribuições ao INSS.

A dica dos advogados é conferir a Carteira de Trabalho, os holerites e os carnês de contribuição para conferir se os dados estão de acordo com os registros informados no Cnis. Se houver algum erro será necessário anexar uma documentação extra no pedido.

Esses detalhes são muito importante, pois pode impactar no valor da aposentadoria. O Cnis também está disponível no site e aplicativo Meu INSS, podendo baixar e imprimir as informações.

Após todas essas etapas, basta juntar todos os documentos e apresentar no pedido da aposentadoria do INSS. Esse pedido também pode ser feito no site ou app Meu INSS. Os advogados aconselham anexar os documentos pessoais, carnês de contribuição e a Carteira de Trabalho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.