ESTES contribuintes estão isentos do Imposto de Renda em 2021

Nova rodada do IRPF passará a ser cobrada em breve. Com a virada do ano, a Receita Federal passou a encerrar as cobranças do Imposto de Renda 2020 e deverá dar início as taxações deste ano. Para a população é preciso ficar atento, pois haverá variações nos critérios de isenção.

ESTES contribuintes estão isentos do Imposto de Renda em 2021 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
ESTES contribuintes estão isentos do Imposto de Renda em 2021 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A isenção no imposto de renda para a pessoa física (IRPF) é concedida a diferentes grupos. Além daqueles cujo o salário total anual é inferior a R$ 28.559,70 (válido apenas até 2019), é possível ainda se livrar do pagamento caso se enquadre nos critérios de saúde determinados pela Receita.

Doentes podem não pagar o IRPF

De acordo com o último ciclo do imposto de renda, ficam isentos de pagar os tributos, mesmo aqueles com saldos maiores que o piso, quem comprovar ser portador das seguintes doenças:

  • AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
  • Alienação Mental
  • Cardiopatia Grave
  • Cegueira (inclusive monocular)
  • Contaminação por Radiação
  • Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante)
  • Doença de Parkinson
  • Esclerose Múltipla
  • Espondiloartrose Anquilosante
  • Fibrose Cística (Mucoviscidose)
  • Hanseníase
  • Nefropatia Grave
  • Hepatopatia Grave
  • Neoplasia Maligna
  • Paralisia Irreversível e Incapacitante
  • Tuberculose Ativa

Para poder ter acesso a isenção, nesse caso, é preciso apresentar para a Receita Federal um documento com o laudo médico atualizado que comprove o quadro clínico da doença.

O órgão deverá ainda submeter o dado a uma análise interna com seus servidores, e somente na sequência dará o retorno se o benefício foi ou não concedido.

Demais modalidades de isenção e descontos

Para os militares inativos (reformados ou reservistas) é possível não pagar o IRPF. Esse grupo precisa também se enquadrar em algumas das doenças acima citadas e seguir os protocolos de comprovação da mesma.

A Receita Federal garante ainda descontos ou até mesmo restituições para os brasileiros cujo as despesas ficaram acima do teto do imposto. A grande parte desse grupo tende a ter custos como pensão alimentícia de ex marido (mulher) ou filhos.

Para quem possui dependentes em categoria similar ou distinta, comprovando das despesas geradas pelo mesmo, há também uma possibilidade de reembolso.

Até o momento, a Receita não informou as correções do piso e do teto do IRPF 2121, a previsão é de que tais dados seja disponibilizado a partir de fevereiro.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.