Carnaval 2021: Rio de Janeiro e Maranhão CANCELAM evento neste ano

Em meio a pandemia do coronavírus, o Rio de Janeiro e o Maranhão decidiram cancelar as festividades ligadas ao carnaval 2021. Mesmo com a data adiada para o meio do ano, o tempo foi considerado insuficiente para a preparação dos desfiles no Rio. A falta da vacina também foi determinante nos dois estados.

Carnaval 2021: Rio de Janeiro e Maranhão CANCELAM evento neste ano
Carnaval 2021: Rio de Janeiro e Maranhão CANCELAM evento neste ano (Imagem Google)

Rio de Janeiro

No Rio, o prefeito da capital, Eduardo Paes (DEM), desconsiderou a possibilidade de realizar o carnaval desde ano no mês de julho.

Em suas redes sociais, o prefeito afirmou ser “impossível” preparar toda a cidade para um carnaval fora de época, mesmo que a campanha de vacinação contra a Covid-19 já esteja em andamento.

Segundo o calendário, caso tudo estivesse normal, o carnaval 2021 aconteceria entre 13 e 16 de fevereiro (de sábado a terça). Porém em decorrência da pandemia, os desfiles das escolas na Sapucaí e dos blocos haviam sido adiados pra julho.

“Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho”, disse Eduardo Paes.

O prefeito porém, disse que irá elaborar algum projeto com a Riotur e a Secretaria municipal de Cultura para auxiliar no sustento das pessoas que atuam diretamente na festa.

Maranhão

Já no Maranhão, o Governo do estado também anunciou o cancelamento das festividades oficiais do Carnaval 2021. A falta de uma vacinação em massa foi determinante para a decisão.

Esta decisão vai ser publicada hoje, 22 no Diário Oficial do Estado. A realização do carnaval já estava sendo discutida desde o dia 18 de dezembro de 2020.

Na ocasião, o governo informou que até o dia 25 de janeiro, juntamente com as prefeituras, estaria analisando e considerando as condições sanitárias relativas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Também ficam proibidas a realização de qualquer evento de grande porte que gere aglomerações no estado.

O governo diz que não existe nenhuma previsão de nova data para as festividades neste ano no estado. Tudo vai depender da libertação das autoridades em saúde pública.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile