PIX passará a valer para pagamento de contas de luz em 11 estados; veja lista

Atualmente, cinco estados no país possibilitam o pagamento das contas de luz por meio do sistema Pix. Em breve, o número de estados com a oferta de pagamento poderá ser de onze. Conforme apurado pelo Estadão, as distribuidoras que atendem outras seis regiões estão com o processo encaminhado para o uso.

Pix passará a valer para pagamento de contas de luz em 11 estados; veja lista
Pix passará a valer para pagamento de contas de luz em 11 estados; veja lista (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A primeira empresa de energia a utilizar o sistema Pix para o pagamento das contas foi a Neoenergia. Ela atende os consumidores da Bahia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.

A tecnologia está presente nas faturas digitais desde novembro. O uso do Pix passou a ser possível nas faturas por conta do QR Code que possui um link que direciona o contribuinte para uma tela de pagamento. A Neoenergia anunciou que ampliará o uso da tecnologia para a fatura impressa.

Até o final de fevereiro, a CPFL deve implementar os recursos em todas as faturas, inclusive as físicas. A empresa atende os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Outra empresa de energia que deve adotar, em breve, o sistema Pix para o pagamento é a Enel. Ela abrange os estados de Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa afirmou que já possui a aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para adotar a nova solução de pagamentos.

O sistema Pix

O Pix é um sistema de pagamentos que foi lançado pelo Banco Central em novembro do ano passado. Um dos grandes diferenciais dessa tecnologia está no funcionamento ininterrupto. O sistema pode ser usado durante 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

As transações podem ser feitas em poucos segundos. Não há necessidade de intermediários. Sendo assim, o valor passa de uma conta diretamente para o recebedor.

A tecnologia está disponível para qualquer pessoa física ou jurídica que possua uma conta transacional — conta corrente, poupança ou pré-paga — em uma instituição financeira ou de pagamento que participa do Pix.

As próprias instituições ficam responsáveis pela realização das transações e o cadastramento das chaves Pix. O Banco Central apendas disponibiliza os sistemas para as instituições.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.