IPTU SP 2021: Passo a passo para consultar VALOR e emitir boleto

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de São Paulo já está com o valor disponível desde a última sexta-feira (15). E os moradores que desejarem podem fazer a consulta por meio da internet, e emitir o boleto de pagamento.

IPTU SP 2021: Passo a passo para consultar VALOR e emitir boleto
IPTU SP 2021: Passo a passo para consultar VALOR e emitir boleto (Foto: FDR)

Isso deve ser feito por meio do site: www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2021, depois só procurar pela opção Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU.

A primeira parcela ou a cota única terá vencimento em fevereiro, para todos os contribuintes exceto para aqueles que optaram pelo envio para administradoras, no qual o vencimento será no dia 20 de março. 

Aqueles que optarem pelo pagamento do IPTU à vista terão um desconto de 3%. Além disso, a Secretaria Municipal da Fazenda já começou a enviar as notificações para o pagamento. De acordo com a data de vencimento as notificações continuarão a ser enviadas até dia 11 de fevereiro.

Assim como em outros anos, em 2021 não haverá o envio mensal de boletos de pagamento do IPTU para os contribuintes que não fizerem o pagamento à vista.

IPTU

O IPTU é cobrado pela prefeitura de cada município e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

O que for arrecadado com o pagamento é investido nas áreas públicas da cidade. O valor varia de acordo com a cidade e o valor venal do imóvel, que é utilizado como base para o cálculo do valor a ser pago pelo contribuinte. 

O imposto pode ser pago à vista ou parcelado ao longo do ano. Os contribuintes precisam realizar o pagamento do IPTU, pois se ficar em dívida terá o acréscimo de multa e de juros, pelo período de inadimplência. 

O contribuinte não conseguirá realizar a negociação do imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns imóveis chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

O nome do proprietário do imóvel será inscrito em dívida ativa e a solicitação de crédito nos bancos poderá ser negada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!