Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus foi iniciada em Santa Catarina. Nessa semana, o país inteiro pode acompanhar a aprovação da Coronavac no enfretamento da pandemia. Dessa forma, todos os estados do país passaram a divulgar os planos onde há a definição de quem será ou não medicado neste momento. Acompanhe o cronograma em SC.

Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose (Imagem: Google)
Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose (Imagem: Google)

A vacinação do covid-19, em Santa Catarina, começou ainda na noite dessa segunda-feira (18). Com poucas doses disponíveis, o governo do estado precisou criar uma lista de prioridades para definir quem será vacinado neste primeiro momento. O plano conta com 4 fases, mas depende do andamento do governo federal.

Fase 1 de vacinação

Tendo em vista a necessidade de enfrentamento da doença, os profissionais de saúde estão sendo os primeiros a serem vacinados. Para este grupo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está fazendo a distribuição do medicamento e espera que cerca de 68.121 pessoas possam ser imunizadas.

Ainda na etapa 1 do plano, o governo deverá aplicar a vacina também no idosos com mais de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos que residam em asilos ou instituições psiquiátricas e a população indígena. Ao todo, são 426.678 pessoas.

É importante reforçar que mesmo dentro deste primeiro grupo, apenas 16% serão medicados. Isso porque o estado precisa receber novas doses do governo federal, que não liberou uma previsão sobre o segundo abastecimento.

Fase 2 de vacinação

Na sequência o governo estadual espera vacina mais 844.644 pessoas de 60 a 74 anos. Nessa etapa serão contemplados tanto aqueles que moram em lares coletivos, quanto os idosos que vivem com suas famílias. A expectativa é de que todo o grupo possa ser medicado.

Fase 3 de vacinação

Posteriormente, os convocados são as 1.365.028 pessoas com morbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

Fase 4 de vacinação

Por fim, no último grupo de prioridade estão os 166.289 professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão vacinados.

Os demais cidadãos, como jovens e crianças ainda não têm previsão de receber a vacina.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.