Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus foi iniciada em Santa Catarina. Nessa semana, o país inteiro pode acompanhar a aprovação da Coronavac no enfretamento da pandemia. Dessa forma, todos os estados do país passaram a divulgar os planos onde há a definição de quem será ou não medicado neste momento. Acompanhe o cronograma em SC.

Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose (Imagem: Google)
Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose (Imagem: Google)

A vacinação do covid-19, em Santa Catarina, começou ainda na noite dessa segunda-feira (18). Com poucas doses disponíveis, o governo do estado precisou criar uma lista de prioridades para definir quem será vacinado neste primeiro momento. O plano conta com 4 fases, mas depende do andamento do governo federal.

Fase 1 de vacinação

Tendo em vista a necessidade de enfrentamento da doença, os profissionais de saúde estão sendo os primeiros a serem vacinados. Para este grupo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está fazendo a distribuição do medicamento e espera que cerca de 68.121 pessoas possam ser imunizadas.

Ainda na etapa 1 do plano, o governo deverá aplicar a vacina também no idosos com mais de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos que residam em asilos ou instituições psiquiátricas e a população indígena. Ao todo, são 426.678 pessoas.

É importante reforçar que mesmo dentro deste primeiro grupo, apenas 16% serão medicados. Isso porque o estado precisa receber novas doses do governo federal, que não liberou uma previsão sobre o segundo abastecimento.

Fase 2 de vacinação

Na sequência o governo estadual espera vacina mais 844.644 pessoas de 60 a 74 anos. Nessa etapa serão contemplados tanto aqueles que moram em lares coletivos, quanto os idosos que vivem com suas famílias. A expectativa é de que todo o grupo possa ser medicado.

Fase 3 de vacinação

Posteriormente, os convocados são as 1.365.028 pessoas com morbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

Fase 4 de vacinação

Por fim, no último grupo de prioridade estão os 166.289 professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão vacinados.

Os demais cidadãos, como jovens e crianças ainda não têm previsão de receber a vacina.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.