BC divulga lista de reclamações rankeada por Banco Inter, Itaú e Caixa

Nesta terça-feira (19), o Banco Central (BC) divulgou dados sobre o ranking de reclamações contra as instituições financeiras. O Banco Inter ficou em primeiro lugar no quarto trimestre de 2020. Para fazer esse documento são levadas em consideração as instituições com mais de 4 milhões de clientes. 

BC divulga lista de reclamações rankeada por Banco Inter, Itaú e Caixa
BC divulga lista de reclamações rankeada por Banco Inter, Itaú e Caixa (Foto: Google)

Em segundo lugar, ficou o conglomerado, ou seja, banco e subsidiárias do Banco Itaú, e em terceiro lugar ficou a Caixa Econômica Federal. 

Esse ranking é elaborado por meio das reclamações vindas dos clientes e são divididas pelo número de clientes da instituição financeira, e multiplicadas por 1 milhão. 

Esse índice que é gerado representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

Sendo assim, o resultado é avaliado de forma proporcional à quantidade de clientes de cada um dos bancos. 

Por meio do cálculo, o Inter teve um índice de 111,52. Já as queixas contra o Itaú resultaram no índice de 31 e a Caixa ficou com índice 30,85. 

O Banco Inter conta com 8.069.837 clientes, o Itaú tem 83.674.760, e a Caixa, 143.971.402.

O ranking sofreu mudanças, até o mês de outubro do ano passado o Banco Central incluía na lista principal os bancos com mais de 4 milhões de clientes.

Porém, depois das reclamações que essa metodologia prejudicava os bancos médias e beneficiava os grandes conglomerados,passaram a fazer parte da lista somente as 10 maiores instituições do país, com ao menos 8 milhões de clientes e os outros ficaram em uma lista secundária.

Queixas

No mês de outubro a dezembro do ano de 2020, o Banco Central recebeu 900 queixas consideradas procedentes do Banco Inter a maior parte por conta de 

“Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, terminais de atendimento eletrônico, credenciadora e operação de crédito”.

O Itaú teve 2.594 reclamações, boa parte sobre crédito consignado e a Caixa recebeu 4.442, sendo boa parte sobre problemas com integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de internet banking.

O quarto lugar está sendo ocupado pelo banco Santander com um índice de 29,91  e na quinta posição o Banco do Brasil, com um índice de 22,63.

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