Pagamento do IPVA PR 2021 foi prorrogado! Veja NOVO calendário

A Receita Estadual do Paraná prorrogou o prazo de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Data foi postergada em uma semana para a primeira parcela ou o pagamento integral à vista, com 3% de desconto. Confira as novas datas do IPVA PR 2021.

Pagamento do IPVA PR 2021 foi prorrogado! Veja qual novo calendário
Pagamento do IPVA PR 2021 foi prorrogado! Veja qual novo calendário (Imagem: Montagem/FDR)

Nesta segunda-feira (18), foi identificada uma instabilidade no site da Secretaria da Fazenda, que causou lentidão no sistema. Devido a esse problema, a emissão da guia de pagamento ficou impossibilitada em alguns casos.

Para solucionar o ocorrido, técnicos da empresa responsável pelo sistema, a Celepar, realizaram trabalhos desde o início do dia. Diante dessa situação, a Receita decidiu por conceder mais uma semana de prazo. Dessa forma, os contribuintes não terão prejuízos por conta da instabilidade do site.

Por conta da prorrogação do prazo de pagamento do IPVA, as datas para o pagamento à vista acontecem do dia 25 ao 29 de janeiro — conforme o número final da placa do veículo. Essa opção conta com um desconto de 3%.

O contribuinte que preferir o pagamento parcelado, a primeira parcela também terá o prazo final do dia 25 ao 29 de janeiro, de acordo com a respectiva placa. As datas de vencimento das demais parcelas, de fevereiro a maio, não tiveram mudanças. O pagamento em cinco parcelas não possui desconto.

Calendário de pagamento do IPVA PR 2021

Pagamento à vista com 3% de desconto

  • Final de placa 1 e 2 — 25 de janeiro
  • Final de placa 3 e 4 — 26 de janeiro
  • Final de placa 5 e 6 — 27 de janeiro
  • Final de placa 7 e 8 — 28 de janeiro
  • Final de placa 9 e 0 — 29 de janeiro

Pagamento parcelado sem desconto

  • Final de placa 1 e 2 — 25 de janeiro; 18 de fevereiro; 18 de março; 19 de abril; 18 de maio
  • Final de placa 3 e 4 — 26 de janeiro; 19 de fevereiro; 19 de março; 20 de abril; 19 de maio
  • Final de placa 5 e 6 — 27 de janeiro; 22 de fevereiro; 22 de março; 22 de abril; 20 de maio
  • Final de placa 7 e 8 — 28 de janeiro; 23 de fevereiro; 23 de março; 23 de abril; 21 de maio
  • Final de placa 9 e 0 — 29 de janeiro; 24 de fevereiro; 24 de março; 26 de abril; 24 de maio

Para emitir a guia de pagamento, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda. O contribuinte deverá ter em mãos o número do Renavam, presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Por meio deste número, será possível pagar o IPVA diretamente nos caixas ou canais de atendimento dos bancos credenciamentos — Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.