Nubank alerta: É falso vídeo ensinando a receber PIX em dobro na conta digital

No ano passado, o Banco Central criou um novo sistema eletrônico de pagamentos, chamado PIX. Apesar de estar pouco tempo em uso, alguns usuários já estão sendo vítimas de golpe, segundo uma denúncia realizada pela fintech Nubank.

Nubank alerta: É falso vídeo ensinando a receber PIX em dobro na conta digital
Nubank alerta: É falso vídeo ensinando a receber PIX em dobro na conta digital(Imagem: Reprodução/Nubank)

De acordo com o banco, os criminosos especializados em golpes digitais estão enviando mensagens e vídeos sobre um suposto bug no Pix, que poderia permitir ao usuário receber dinheiro em dobro na sua conta usando transferências eletrônicas com chaves aleatórias.

Segundo a fintech, isso induz os usuários do novo recurso a transferir o dinheiro para a conta dos golpistas.

Essas mensagens chamam atenção dos usuários, pois afirmam que é possível fazer a transferência de dinheiro em dobro para uma conta Pix por causa de falhas no software ou nos sistemas dos bancos que usam o sistema.

O banco explicou que “Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para determinadas chaves específicas – e, em seguida, eles compartilham supostos números que funcionam”.

Apesar disso, as chaves são de contas dos criminosos. Quem transfere o dinheiro para as chaves para ‘testar’ se o bug funciona está, na verdade, “mandando dinheiro para os golpistas”, alerta o Nubank.

Sendo assim, não existe o bug do Pix ou das chaves aleatórias. “Os criminosos usam a chamada ‘engenharia social’, o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências”, completou a empresa.

O Nubank disse que os vídeos, usam truques para convencer os usuários, exibindo uma transferência quando na verdade são feitas duas para mostrar o suposto resultado “em dobro”.

O que é PIX?

É uma ferramenta de pagamento instantâneo, uma nova opção ao lado do TED, DOC e cartões para pessoas e empresas realizarem transferências de valores ou recebimento de pagamentos.

Como aderir ao PIX?

Para aderir ao Pix é necessário que o usuário crie uma chave. Essa chave pode ser criada usando os canais de atendimento do banco, ou instituição financeira onde tem conta.

Como fazer pagamento com PIX?

No momento de realizar a transação, a opção do Pix vai aparecer no aplicativo ao lado da TED ou DOC.

Depois, só escolher o Pix e digitar a chave informada pelo destinatário do pagamento.

Jheniffer FreitasJheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.