Detran-SP deixa de entregar CNH no Poupatempo e lança novo método

A partir de agora, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será mais entregue nos postos de atendimento do Detran e do Poupatempo. Sendo assim, as solicitações de renovação, primeira e segunda via da CNH definitiva devem ser efetuadas somente com a entrega do documento físico pelos Correios.

Detran-SP deixa de entregar CNH no Poupatempo e lança novo método
Detran-SP deixa de entregar CNH no Poupatempo e lança novo método (Imagem Google)

O Poupatempo enviará a CNH para o endereço de cadastro do motorista junto ao Detran. Os motoristas também podem fazer o download da CNH digital no mesmo dia do exame médico, gratuitamente.

A finalidade desta decisão é diminuir o fluxo de pessoas dentro das unidades do Poupatempo e do Detran em todo o Estado para com isso, conseguir manter os postos abertos para atendimentos em meio a pandemia do coronavírus. Existem serviços essenciais que necessitam do comparecimento presencial do solicitante.

Murilo Macedo, o diretor da Prodesp, prevê que, com a medida, uma média de 450 mil pessoas deixem de ir presencialmente as unidades de atendimento e irão receber o seu documento em casa.

“Neste momento em que volta a aumentar o números de infectados pela pandemia em todo o país, os esforços do Governo de São Paulo são para garantir que os cidadãos estejam protegidos, evitando deslocamentos desnecessários”, disse o diretor.

Os processos de pedidos relacionados a CNH já são efetuados digitalmente, tanto pelo app ou site do Poupatempo ou junto ao Detran.

Após passar pelo exame médico nas clínicas credenciadas ao Detran-SP, o motorista deve esperar as orientações que serão enviadas através de seu email para ter acesso a CNH digital. A versão digital tem a mesma validade da que é impressa em papel.

O pagamento das taxas de emissão do documento e também do envio através dos Correios pode ser feito diretamente no banco, caixas eletrônicos ou internet banking. Para concluir o pedido, clique em “postagem”.

Importante relembrar que neste mês voltaram a vigorar os prazos para renovação da CNH em todo o Brasil. No ano passado, as renovações foram suspensas devido a pandemia do coronavírus.

Segundo o calendário divulgado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os documentos com validade de janeiro de 2020 poderão ser renovados até 31 de janeiro de 2021; para as vencidas em fevereiro de 2020, a renovação pode ser efetuada até 28 de fevereiro de 2021; e assim sucessivamente, até 31 de dezembro de 2021.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.