O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou os atendimentos presenciais em diversas agências por todo o país, mas só mediante agendamento prévio dos segurados. Apesar disso, cerca de ⅓ das agências continuam fechadas.
O atendimento de perícia presencial está sendo realizado em 491 agências do órgão por todo o país.
Como agendar atendimento presencial no INSS?
Para agendar o seu atendimento em qualquer das agências do INSS é só seguir os seguintes passos:
- Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
- Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
- Clique em “Agendar Novo”;
- Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
- Compareça na data marcada.
Como agendar pelo telefone?
O segurado pode ligar no número 135, de segunda à sábado das 7 horas às 22 horas. A ligação é gratuita.
No ano de 2020, com a intenção de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o governo definiu que seria realizada a antecipação do auxílio doença no valor de R$1.045.
Porém, no final do ano o INSS voltou a realizar as consultas presencialmente. Por isso, segundo a instituição, há 491 agências aptas para realizar os procedimentos, com mais de 2.000 médicos peritos atuando em todo o país.
Até o dia 4 deste mês, haviam mais de 520 mil atendimentos presenciais agendados em todo o país para as próximas semanas.
De acordo com a pasta “Permanecem em trabalho remoto os peritos que pertencem ao grupo de risco aumentado para covid-19 (idosos com mais de 60 anos, doenças graves, grávidas, lactantes)”, informou.
Os atendimentos estão acontecendo em até 30 dias, de acordo com o INSS. A lei determina que a Previdência tem até 45 dias para concluir a análise do auxílio.
Antecipação do auxílio doença encerrada
O governo autorizou a antecipação temporária para alguns benefícios, no valor de R$1.045, foi uma medida adotada pelo governo no período da pandemia para ajudar os brasileiros.
“Mesmo com o retorno gradual do atendimento presencial e a retomada da perícia médica presencial, o segurado ainda pode optar pela antecipação do benefício por incapacidade temporária”, disse o INSS.
Aqueles que receberam a antecipação do salário mínimo, mas tinham direito a valor maior, terão a diferença paga ainda, segundo o INSS.
Quem ainda não recebeu deve entrar em contato com a Previdência Social pelo telefone 135 para ter mais informações.