Belém define calendário de pagamentos do IPTU 2021; confira

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) de Belém divulgou o calendário de pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes terão até dia 10 de fevereiro para realizar o pagamento da primeira parcela ou da cota única com 10% de desconto. Confira as datas definidas para o IPTU 2021.

Belém define calendário de pagamentos do IPTU 2021; confira
Belém define calendário de pagamentos do IPTU 2021; confira (Imagem: Montagem/FDR)

O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única terá até dia 10 de fevereiro para quitar o imposto com 10% de desconto. Também será possível pagar até dia 10 de março com 7% de desconto.

No caso do pagamento parcelado do IPTU, a primeira parcela tem o prazo para o dia 10 de fevereiro. O contribuinte poderá quitar em até 10 parcelas. O imposto deste ano teve um reajuste de 2,65%. Esse aumento teve como base a inflação acumulada.

O primeiro lote dos carnês do IPTU em Belém já começou a ser enviado pelos Correios. Ao todo, 255.906 pessoas receberão o carnê do imposto em Belém.

Por conta da pandemia de Covid-19, o diretor da Sefin, Mauro Gaia, orienta que os contribuintes esperem a chegada dos carnês nas respectivas residências.

Em caso de atraso no envio pelos Correios, a população poderá acessar o site da Sefin para emitir a segunda via. A segunda via do carnê deste ano estará disponível para baixar a partir da última semana de janeiro, ou até o início de fevereiro.

Por volta de 178.516 pessoas possuem isenção do IPTU 2021. O benefício é concedido automaticamente a quem reside em imóvel com valor venal de até R$ 54.331,78.

O pagamento do imposto deverá ser feito unicamente em uma rede arrecadadora autorizada pela Sefin.

As opções para quitar os valores são o Banco do Brasil, Itaú/Unibanco, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Estado do Pará (Banpará), Caixa Econômica Federal, Cooperativa Central de Crédito Noroeste Brasileiro (Central Credi-Nobr) e correspondentes bancários.

Pagamentos anteriores do IPTU em Belém

A Secretaria Municipal de Finanças oferecerá descontos aos contribuintes que possuem parcelas em atraso do IPTU de anos anteriores. As guias para quitar ou parcelar os débitos atrasados de anos anteriores poderão ser emitidas pelo site da Secretaria.

Postos de atendimento presencial da Sefin

  • Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte — praça Barão do Rio Branco, 23, bairro da Campina;
  • Posto de Atendimento do distrito de Icoaraci — Rua Manoel Barata, 900, no prédio da Agência Distrital, bairro do Cruzeiro;
  • Posto de Atendimento do distrito de Mosqueiro — Travessa Pratiquara, 18, em frente à praça matriz da Vila.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.