Inscrições FIES 2021: Requisitos, vagas e criação de login

Com o FIES 2021, 93 mil estudantes poderão ser beneficiados durante todo o ano. O Fundo de Financiamento Estudantil dá ao estudante brasileiro condições de ingressar em faculdades particulares, e pagar pelo curso apenas quando se formar.

Inscrições FIES 2021: Requisitos, vagas e criação de login
Inscrições FIES 2021: Requisitos, vagas e criação de login (Imagem/Reprodução: Google)

As inscrições para o FIES 2021 estarão abertas a partir de 26 de janeiro. Nesse primeiro processo seletivo do ano os estudantes não poderão usar a nota do Enem 2020, pois a nota deve sair apenas em março.

Requisitos do FIES 2021

Em novembro de 2020 o MEC divulgou a portaria sobre as regras de ingresso no ensino superior por meio do FIES 2021. O documento traz as seguintes informações:

Da inscrição dos candidatos

Art. 11. Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2021 o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

I – tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na prova de redação superior a zero; e

II – possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. ”

Ou seja, as regras são basicamente as já usuais no programa.

Vagas do FIES 2021

Com o Plano Trienal do Fies ficou decidido que o programa deve abrir 93 mil vagas nos anos de 2021, 2022 e 2023.

Anteriormente havia sido divulgado que a oferta de vagas nesse ano seria reduzida para 54 mil, o que não se efetivou.

 Como criar o login no FIES 2021?

O login no portal é feito com o uso da conta gov.com. Se o estudante já possui essa conta ele deve acessar ao site do Fundo de Financiamento Estudantil e efetuar o login.

Caso ele ainda não tenha se cadastrado, é necessário acessar o site crie sua conta gov.br.

Lembrando que essa conta é usual em diversos programas governamentais. Foi a forma que o governo federal encontrou de unir todas as informações em u só lugar, facilitando a vida dos brasileiros.

Calendário FIES 2021

  • Inscrições abertas: de 26 a 29 de janeirode 2021.
  • Divulgação da lista de pré-selecionados:2 de fevereiro de 2021.
  • Prazo para a Complementação da inscrição – pré-selecionados em chamada única: de 3 a 5 de fevereiro de 2021.
  • Convocação por meio de lista de espera: de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

A inscrição na lista de espera será feita automaticamente para aqueles estudantes que não tiverem sido convocados na chamada regular.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.