Lista de revisões que podem aumentar valor da sua aposentadoria do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede todos s anos centenas de benefícios com equívocos no valor. Dessa maneira, é possível solicitar o pedido de revisão do valor da aposentadoria do INSS. Veja neste post alguns tipos de revisões que você pode solicitar.

publicidade
Lista de revisões que podem aumentar valor da sua aposentadoria do INSS
Lista de revisões que podem aumentar valor da sua aposentadoria do INSS (Imagem: Reprodução/Google)

Muitas aposentadorias apresentam erros no valor pago, seja por mudança na lei ou pela falta de algum requerimento ou documento entregue no momento da solicitação. Por esse motivo, todos os beneficiários pode solicitar a revisão caso acreditem que deveriam receber mais.

Para isso, os segurados do INSS devem pedir a revisão, ou seja, para que o Instituto analise os seus documentos e corrija o erro encontrado na concessão da aposentadoria. Antes de solicitar, os beneficiários devem verificar se há algum erro.

publicidade

O aposentado deve verificar a carta de concessão e o cálculo feito para definir o valor pago da aposentadoria. Sendo assim, serão analisados os parâmetros usados na análise, incluindo os salários de contribuição que foram contados.

Além disso, o segurado pode solicitar o processo administrativo do seu benefício, através do site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135, sendo que até mesmo os documentos são enviados via internet. O aplicativo está disponível para celulares com o sistema Android e iOS.

A revisão pode ser pedida até dez anos após o primeiro pagamento da aposentadoria ou pensão, podendo ser feita no INSS ou na Justiça. Sendo que na Justiça são para os casos em que o instituto não reconhece a correção.

Para os casos em que os valores atrasados somam até 60 salários mínimos, o pedido pode ser feito nos Juizados Especiais Federais (JEFs), sem a necessidade de um advogado.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Porém, para valores maiores, o pedido de revisão deve ser feito na Justiça Federal, sendo preciso um defensor desde o início do processo.

Revisões de aposentadoria do INSS no próprio instituto

  • Revisão após ação trabalhista;
  • Revisão de auxílios.
publicidade

Revisões de aposentadoria do INSS na Justiça

  • Revisão do teto;
  • Revisão do buraco negro;
  • Revisão da vida toda;
  • Revisão para erro no cálculo de quem teve dois empregos ao mesmo tempo;
  • Revisão de Período insalubre.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.