Com a chegada de um novo ano, milhões de proprietários de veículos deverão quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para facilitar o pagamento, os estados, geralmente, disponibilizam a consulta do boleto de pagamento do IPVA 2021 de forma online. Descubra como conferir.
Recentemente, diversos órgãos estaduais têm aumentado as opções de serviços a serem feitos online. Essa tem sido uma das formas de facilitar a vida das pessoas, em meio à pandemia de covid-19. Com isso, o contribuinte poderá estar em dia com as pendências sem precisar sair de casa.
Em geral, os estados possibilitam que o IPVA seja pago em cota única, com desconto, e parcelado. Os boletos físicos de pagamento tendem a ser enviados aos endereços dos proprietários de veículos. Mas, há situações em que as parcelas seguintes precisam ser obtidas de forma online.
Independente da situação, o contribuinte tem a possibilidade de ter acesso aos documentos de pagamento do imposto. Para cada estado, há um site diferente, disponibilizado pelo governo, para a consulta.
Em São Paulo, por exemplo, os valores do imposto são disponibilizados pelo site da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Confira:
Como consultar os valores de pagamento do IPVA 2021 em São Paulo
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo;
- Digite o número do Renavam e a placa do veículo;
- Marque a opção indicada ao lado de “Não sou um robô” e clique em “Consultar”;
- Na página seguinte, as informações referentes aos valores a serem pagos de IPVA poderão ser vistas.
Para pagar o IPVA em São Paulo, o contribuinte possui algumas formas, conforme a preferência. Por meio do número do Renavam, o imposto poderá ser quitado nas casas lotéricas.
O pagamento pode ser feito em bancos credenciados — Banco do Brasil, Banciib, Bradesco, Caixa, Daycoval, Itaú, Mercantil do Brasil, Rendimento e Safra.
Outra forma disponível é pelo pagamento parcelado em uma das empresas credenciadas — Vamos Parcelar, PinPag, Taki e Parcele na Hora.
Para saber como consultar as formas de pagamento de outra localidade específica, realize uma busca no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do respectivo estado.