IPVA 2021: Passo a passo para consultar boleto de pagamento

Com a chegada de um novo ano, milhões de proprietários de veículos deverão quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para facilitar o pagamento, os estados, geralmente, disponibilizam a consulta do boleto de pagamento do IPVA 2021 de forma online. Descubra como conferir.

IPVA 2021: Passo a passo para consultar boleto de pagamento
IPVA 2021: Passo a passo para consultar boleto de pagamento (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Recentemente, diversos órgãos estaduais têm aumentado as opções de serviços a serem feitos online. Essa tem sido uma das formas de facilitar a vida das pessoas, em meio à pandemia de covid-19. Com isso, o contribuinte poderá estar em dia com as pendências sem precisar sair de casa.

Em geral, os estados possibilitam que o IPVA seja pago em cota única, com desconto, e parcelado. Os boletos físicos de pagamento tendem a ser enviados aos endereços dos proprietários de veículos. Mas, há situações em que as parcelas seguintes precisam ser obtidas de forma online.

Independente da situação, o contribuinte tem a possibilidade de ter acesso aos documentos de pagamento do imposto. Para cada estado, há um site diferente, disponibilizado pelo governo, para a consulta.

Em São Paulo, por exemplo, os valores do imposto são disponibilizados pelo site da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Confira:

Como consultar os valores de pagamento do IPVA 2021 em São Paulo

  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo;
  2. Digite o número do Renavam e a placa do veículo;
  3. Marque a opção indicada ao lado de “Não sou um robô” e clique em “Consultar”;
  4. Na página seguinte, as informações referentes aos valores a serem pagos de IPVA poderão ser vistas.

IPVA 2021: Formas de DESCONTOS, Calendários, DETRANs, pagamentos e consulta

Para pagar o IPVA em São Paulo, o contribuinte possui algumas formas, conforme a preferência. Por meio do número do Renavam, o imposto poderá ser quitado nas casas lotéricas.

O pagamento pode ser feito em bancos credenciados — Banco do Brasil, Banciib, Bradesco, Caixa, Daycoval, Itaú, Mercantil do Brasil, Rendimento e Safra.
Outra forma disponível é pelo pagamento parcelado em uma das empresas credenciadas — Vamos Parcelar, PinPag, Taki e Parcele na Hora.

Para saber como consultar as formas de pagamento de outra localidade específica, realize uma busca no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do respectivo estado.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile